Simpósio traz a Goiânia as maiores autoridades em cobras corais

Aspectos biológicos, envenenamento, produção de soro e políticas do Ministério da Saúde foram alguns temas abordados no segundo dia do Simpósio Internacional sobre Cobras Corais, que continua até o dia 21 de outubro, no auditório da Área 4 (Praça Universitária). O evento reúne as maiores autoridades mundiais no estudo de cobras corais. Apenas nesta terça-feira, 18, pesquisadores de oito países enriqueceram os debates do evento, que conta com mais de 300 participantes. “Começamos os estudos com cobras corais na universidade em 1983, e sempre fomos uma referência nesse assunto. Todas as pessoas que estão aqui hoje colaboraram ou colaboram em nossas pesquisas”, pontuou o coordenador do evento, prof. Nelson Jorge da Silva Jr.

A programação foi aberta, pela manhã, com o pesquisador argentino Alejandro Giraudo, do Instituto Nacional de Limnología, que fez uma abordagem sobre as cobras corais da Argentina e, em seguida, foram apresentados trabalhos de relevância para as ciências biológicas a respeito da reprodução e comportamento sexual das cobras corais, informações socializadas pela pesquisadora, Selma Santos, do Instituto Butantan. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer os curadores do Museu Paraense Emilio Goeldi, um dos maiores acervos brasileiros, e do Museu Britânico de História Natural, que apresenta 80 milhões de espécies.

As atividades desta terça-feira encerram com a solenidade de outorga do título de doutor honoris causa ao prof. Janis Arnold Roze, a maior autoridade viva no  estudo em cobras corais. A cerimônia ocorre às 19 horas, no auditório da Área 4.

Confira aqui outros destaques da programação.

Fotos: Weslley Cruz