Simpósio mostra as várias faces do Jornalismo

O IV Simpósio Informe-se de Jornalismo foi aberto na manhã desta segunda-feira, 10, no Teatro PUC (Câmpus V), com um debate sobre liberdade de imprensa e direito à privacidade. Durante dois dias de programação, nos turnos matutino e noturno, os participantes terão a oportunidade de discutir sobre o papel do Jornalismo na promoção da cidadania, a partir da experiência de diversos profissionais, atuantes em vários veículos de comunicação.

“Nesta edição visamos a parte mais pedagógica da profissão, porque em outros simpósios tivemos uma abordagem mais política. O enfoque é para o jornalismo especializado, um destaque mais voltado à prática profissional”, pontuou o vice-presidente do Centro Acadêmico de Jornalismo, Gabriel Lima.

Figuras conhecidas do público, como os jornalistas Matheus Ribeiro, Mariana Martins, Thaís Freitas (TV Anhanguera), Tom Bueno (Record) e profissionais oriundas de outras áreas como Renata Vieira (Kasane Comunicação) e Gina Nolêto – jornalista e psicóloga que traz uma abordagem sobre planejamento de carreira – participam do evento para colaborar com as discussões a partir de suas experiências pessoais e profissionais.

“Há uma pluralidade de abordagens, mas há uma unicidade temática: o cuidado e o respeito à verdade no exercício ético da profissão”, observou o coordenador do curso de Jornalismo, prof. Antônio Carlos, que juntamente ao pró-reitor de Comunicação, prof. Eduardo Rodrigues, deu as boas-vindas ao público presente.

Participaram das primeiras discussões, o advogado especializado em Direito Constitucional, Marcos César Gonçalves e o editor do Portal Comunique-se, Anderson Scardoelli que trouxeram a temática da liberdade de imprensa e o direito à privacidade – discussão mediada pelo professor Sílvio Costa, da PUC Goiás.

“Precisamos discutir questões que perpassam cada uma das áreas do Jornalismo, como a cidadania e o direito à informação. Ao mesmo tempo em que cuidamos da liberdade de imprensa, isso pressupõe uma responsabilidade profissional e intelectual com aquilo que noticiamos e reportamos nas assessorias e redações”, refletiu o coordenador do curso.

Promovido pelo C.A de Jornalismo, o evento continua até amanhã, 11, a partir das 8 horas, no Teatro PUC, com discussões sobre o papel da assessoria de comunicação em momentos de crise, jornalismo esportivo e agropecuário. “É um Simpósio que foi pensando para colocar o acadêmico em contato com o mercado de trabalho. Por meio desses eventos extraclasse, temos a oportunidade de conhecer os jornalistas que trabalham em diferentes funções”, afirmou o diretor financeiro do C.A, Lucas de Godoi.

Fotos: Weslley Cruz

 

PROGRAMAÇÃO