Simpósio discute HPV e doenças associadas
Dentro da programação do 3º Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, o Simpósio Multidisciplinar Papilomavirus Humano (HPV) e Doenças Associadas tem foco em acadêmicos e profissionais. O evento foi iniciado na tarde desta quarta-feira, 18, no Auditório da Área 4.
“Esse vírus representa uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo. Em casos mais graves, o vírus pode ocasionar em casos de câncer. É algo que pode ser prevenido, mas mesmo assim ainda temos muitos casos”, reflete a professora Vera Saddi, uma das organizadoras do evento.
Entre os tipos de câncer mais comuns relacionados ao HPV, o câncer do colo do útero se destaca, com mais de 500 mil casos no mundo, anualmente. No Brasil, a quantidade de casos também é alta. “É algo que pode ser prevenido, mas mesmo assim temos muitos casos no país”, ressalta.
Além do debate científico e a apresentação de pesquisas, o evento pretende ser uma plataforma para a conscientização dos acadêmicos. “Fizemos pesquisas com os alunos sobre o conhecimento que eles tinham a respeito dos cânceres associados ao HPV e descobrimos que ainda não era satisfatório, isso em 2015 e 2016. Então, o simpósio tem uma função educacional muito grande”.
O evento termina amanhã, 19, com diversas palestras e atividades. Confira aqui a programação completa.