Simpósio de jornalismo movimenta alunos

Com discussões sobre os desafios do jornalismo na atualidade, o V Simpósio Informe-se foi aberto nesta quinta-feira, 20, com programação nos períodos matutino e noturno, no Teatro PUC, no Câmpus V da PUC Goiás. A realização é do Centro Acadêmico de Jornalismo da instituição. De acordo com o presidente da entidade, Lucas de Godói, o evento contempla diferentes editorias, em várias plataformas, para que os acadêmicos tenha a oportunidade compreender as particularidades de cada cobertura jornalística. “O Informe-se é construído para colocar os acadêmicos em contato com experiências reais de mercado. Por meio de palestras e debates, em que eles podem compreender ações práticas da profissão. Esperamos que as atividades sejam ricas”, disse.

Na abertura da programação, no período noturno, o coordenador do curso de Jornalismo, prof. Antônio Carlos Cunha, parabenizou a participação e o empenho dos alunos . “Assim como foi colocado nas intervenções que tivemos no período da manhã, não tenho dúvida alguma de que agora à noite vamos ter outras interlocuções importantes e que contribuem com a formação no âmbito científico, na troca de conhecimento e vivência. Para nós é isso que dá sentido ao nosso trabalho cotidiano aqui na universidade”, pontuou.

Para a acadêmica do 8º período de Jornalismo, Lorrayne Alves, 22 anos, a participação no simpósio é sinônimo de aprendizagem. Formanda, ela se disse ansiosa pelo evento: um dos últimos que vai participar antes da finalização do curso. “São dois dias com uma programação muito interessante que desperta a nossa curiosidade. É importante o Centro Acadêmico trazer esses eventos aos alunos, estão mostrando que querem levar conhecimentos a todos”, afirmou, momentos antes do início do primeiro dia da programação noturna.

No período noturno, a jornalista Carol Matos, da TV Goiânia, conduziu a palestra Armadilhas do ponto, em que que abordou sobre o cuidado dos profissionais de comunicação nas transmissões ao vivo. “O profissional não pode ser indiferente a realidade que está ao seu lado”, frisou.

Também foram realizadas as palestras A vivência de ser correspondente Internacional, ministrada pelo jornalista Afif Sarhan, e O papel do jornalista no combate às fake news, comandada pelo jornalista Matheus Ribeiro, da TV Anhanguera.

Programação

No período da manhã, a jornalista Adriana Couto,  que apresenta o programa Metrópolis, da TV Cultura, abriu a programação do simpósio com uma fala sobre o jornalismo cultural na defesa da representatividade. A programação teve ainda palestra com o jornalista Leandro Resende, sobre jornalismo econômico, e com o assessor de imprensa da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), Renan Rigo, que abordou a difusão do jornalismo científico. Uma roda de conversa sobre o uso da literatura para humanizar as narrativas jornalísticas reuniu o prof. Rogério Borges, repórter especial do jornal O Popular e docente do curso de Jornalismo da universidade, e os jornalistas Yago Sales, o portal Dia Online, e Clenon Ferreira, do jornal O Popular.

O evento segue até esta sexta-feira, 21, reunindo profissionais da comunicação que atuam em distintos veículos e plataformas. No período matutino, a programação inicia às 7h15 e no noturno às 19 horas.

(Texto: Denise Alves, estagiária de jornalismo Dicom, sob orientação e com edições de Diene Batista)