Sessão do TRT é transmitida para acadêmicos

Os acadêmicos da disciplina Prática Jurídica I – Audiência e Visitas assistiram na manhã desta quinta-feira, 19, no Teatro PUC (Câmpus V), a uma transmissão de julgamento, ao vivo, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 18º Região. A atividade é fruto de um convênio firmado há quatro anos com o Tribunal, que é campo de estágio dos estudantes do curso de Direito que atuam juntamente ao Setor de Atermação do Tribunal. Esse processo consiste em ouvir o cidadão com a sua respectiva demanda para o juizado especial, transformando-a em um termo a ser dirigido ao juiz.

“Levamos esses alunos que fazem um atendimento às pessoas carentes que não têm condições de arcar com os custos de um advogado, além de transmitir as sessões de julgamento em segundo grau para que os estudantes possam acompanhar este ato processual de extrema relevância, seja a audiência ou sessão de julgamento”, informou o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), prof. Wellington de Bessa.

O docente também avaliou a relevância da experiência para a qualificação acadêmica, já que o estudante pode compreender como os atos processuais funcionam na prática. Ainda neste semestre, mais duas atividades extraclasse ocorrem no Teatro PUC previstas para este mês: transmissão de uma audiência telepresencial do TRT e uma sessão do Conselho Penitenciário.

O evento lotou o teatro e despertou a atenção de muitos estudantes que assistiram, pela primeira vez, a uma sessão de julgamento. Para a estudante Mônica de Melo, que pretende prestar concursos públicos, a experiência é importante para sua formação: “já estou adquirindo conhecimento na faculdade e o assunto é muito amplo, porque envolve direitos. É um investimento optar por uma carreira na área do trabalho”, avaliou.

Fotos: Wagmar Alves