Seminário troca experiências sobre políticas públicas

A Comissão de Articulação da Campanha da Fraternidade 2019 da PUC Goiás promoveu, nesta quarta-feira, 24, evento de partilha de experiências de membros da universidade na elaboração e na construção de políticas públicas.

O Seminário Políticas Públicas e Controle Social: Experiências e Desafios da PUC Goiás foi realizado na Área 4 e expôs o trabalho de professores e funcionários da universidade que se dedicam aos conselhos municipais e estaduais, em diversas áreas.  O objetivo, além do fortalecimento desta representação, foi a troca de experiência dentro da temática proposta pela Campanha da Fraternidade 2019 com o tema: Fraternidade e Políticas Públicas.

O coordenador da Comissão, professor Lorenzo Lago, afirmou que o encontro reforça o papel da comunidade na construção de políticas públicas e controle social e da universidade, que como instituição de educação, há muito tempo tem representantes nestes espaços. “Ouvindo essas pessoas podemos perceber quais os desafios e como podemos enfrenta-los juntos”, explicou o professor, lembrando o momento único vivido no Brasil.

Desde a Constituição Brasileira, de 1988, está garantida a participação de representantes da sociedade civil em conselhos com função de discussão, elaboração, gestão e fiscalização das mais diversas políticas públicas. Mas, recentemente, decreto presidencial extinguiu os conselhos federais.

A professora Maísa Miralva finalizou o encontro, após os membros de conselhos, com reflexão sobre a importância da campanha da fraternidade e das discussões que envolvem a sociedade civil na definição das políticas. “Precisamos discutir o que são os conselhos, quais os seus papeis e o que a sociedade civil pode contribuir para democratizar o estado e definir políticas públicas. E, sobretudo, como nós vamos neste contexto valer um conceito amplo de democracia e de estado democrático de direito”.

Fotos: Weslley Cruz