Seminário reúne egressos da PUC Goiás em Ilhéus
O I Seminário Nacional do Outro Lado da Margem: desafios e proposições no enfrentamento das desigualdades sociais das infâncias em pandemia (DOLM) será realizado nos dias 13 a 15 de março de 2024 na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus – BA.
A temática proposta, “Impactos da pandemia nas infâncias brasileiras e desigualdades sociais”, considerará os resultados dos efeitos ao enfrentamento da pandemia nos grupos de crianças, considerando as diversidades observadas nas cinco macrorregiões brasileiras.
O encontro contará com palestras, mesas redondas, grupos temáticos, oficinas, ateliês, sessões de banner, sessões de comunicação, relatos de experiência, com apresentação na modalidade oral, exposição e lançamento de livros.
O seminário está vinculado à pesquisa “Do outro lado da margem: desafios e proposições no enfrentamento das desigualdades sociais das infâncias em pandemia”, aprovado no Edital de Seleção Emergencial IV CAPES – Impactos da Pandemia – Programa CAPES-EPIDEMIAS – Programa Estratégico Emerge de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias de 2022.
Participarão do DOLM, pela PUC Goiás, os mestrandos e doutorandos Wellington Dias de Jesus, Priscila Rodrigues Nonato, Nara Núbia Alves da Costa Fonseca, Rodrigo da Paixão Pacheco; Graziele Santos Ribeiro e Gersileide Paulino de Aguiar Vilela, além dos egressos Luciene Aparecida Pinto Costa Pereira, Sheila Santos Carvalho Pereira e Rosane Cândida de Almeida.
O DOLM é, portanto, uma oportunidade de intercâmbio de ideias, conhecimentos, indagações, questionamentos, experiências e produção de conhecimentos, favorecendo a produção de respostas e alternativas inovadoras para as questões da pandemia e do agravamento das condições materiais e subjetivas de vida de vários grupos sociais, e envolve as condições econômicas, sociais, educativas e culturais.
Demais disso, o evento visa reafirmar a rede de pesquisa entre os sete programas de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) e demais grupos externos, e apresentar os estudos e análises, problematizar importantes questões da falta de garantia de direitos das crianças e a invisibilidade da infância em tempos de epidemias e crises de diversas ordens delas decorridas, o que faz importante esse debate aliado a formação da docência.