Seminário Lúdico aborda direitos da criança e do adolescente

A Escola de Circo Dom Fernando da PUC Goiás foi cenário do III Seminário Lúdico dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizado nesta quarta-feira, 6, sob a orientação do tema Direito, alegria e paz: autoestima e autodefesa da criança e do adolescente. Roda de conversa, oficinas e apresentações culturais pautaram a programação voltada aos 110 alunos da Escola. O evento foi aberto no turno matutino pela psicóloga do Núcleo de Vigilância às Violências e Promoção da Saúde, Cida Alves, da Secretaria Municipal de Saúde.

Na ocasião, ela trabalhou com os presentes o conceito de consentimento e alertou sobre a violência na atualidade contra a criança e o adolescente.“É um conceito que temos que desenvolver nas crianças desde cedo. O nosso corpo como é tocado, tratado e elas precisam entender o que pode e o que não pode. É importante respeitar a integridade física e psicológica das crianças e elas desenvolverem, também, sua autodefesa, no sentido de promover a saúde mental e prevenir situações de violência física, psicológica e sexual”, instigou.

De acordo com a psicóloga, em função das decorrentes mortes ocasionadas por violência no Brasil, é papel da sociedade se comprometer para estimular o desenvolvimento da criança e do adolescente. “É uma situação tão grave em nosso País que chega a ser uma área prioritária na saúde. Nós observamos claramente que a violência começa em casa, no desrespeito à integridade da criança e essa violência vai para escola e para a sociedade”, ressaltou.

Coordenadora da Escola de Circo, a psicóloga Janaína Gomes Souza informou que a proposta do Seminário é de desenvolver a autonomia da criança e do adolescente, estimulando a cidadania. O foco da Escola não é formar artistas, mas preparar pessoas para o mundo, cônscias de seus direitos e deveres. “Se o aluno optar por seguir o caminho artístico, é uma opção dele, mas o objetivo é trazer esta comunidade para desenvolver habilidades sociais através da prática circense”, refletiu.

Os alunos da Escola estavam diretamente envolvidos com a programação do evento, já que as oficinas e apresentações culturais foram conduzidas por eles. Paula Beatriz, 14 anos, escolheu a música Trem Bala, de Ana Vilela, para apresentar ao público. “Estou na Escola há sete anos e isso aqui mudou minha vida familiar e a relação com os amigos. Além de ser uma oportunidade para aprimorar o conhecimento, podemos conviver com as diferenças”, relatou a adolescente. Representantes de instituições parceiras da Escola, tais como Sistema Salesiano de Ação Social (Cesam-GO), Obras Sociais Irmão Áureo (Osceia), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e Centro Marista Divino Pai Eterno prestigiaram o evento, que tem continuidade no turno vespertino, a partir das 14 horas.

Fotos: Weslley Cruz