Seminário debate direitos humanos e combate ao racismo

No mês da Consciência Negra, o Programa de Estudos e Extensão Afro-Brasileiro (Proafro) da PUC Goiás realiza o seminário Negritudes, educação, direitos humanos e combate ao racismo.

A programação será aberta em 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – às 19 horas, com a mesa-redonda Negritude, Educação e Direitos Humanos, no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades. O foco são os estudantes do 1º período das licenciaturas.  A coordenação da mesa ficará a cargo do prof. Romilson Siqueira, diretor da Escola, e o tema será debatido pelos profs. Elivanete Alves de Jesus (IFG); Janaína Cristina de Jesus (PUC Goiás) e Uene José Gomes (PUC Goiás).

Já no dia 21 de novembro, o seminário será realizado no Câmpus II da universidade, no Jardim Mariliza, a partir das 08 horas. A programação terá a mesa-redonda Negritude, educação e direitos humanos e ocorrerá no Auditório do Bloco S, contemplando acadêmicos do 1º período das licenciaturas. Está prevista a participação do secretário Municipal de Educação, Marcelo Ferreira da Costa, e das professoras Rosinalda Corrêa Simoni (NEAAD/UEG) e Maria Zita Ferreira (PUC Goiás).

A mesa-redonda Psicólogos/as, assistentes sociais e políticas de enfrentamento ao racismo será voltada para estudantes de Psicologia e Serviço Social, a partir das 20h30, na Sala Multiuso 1, na Área 4. Serão conferencistas Cecília Maria Vieira, do Instituto Afro-Origem (Inaô); o prof. Cláudio Henrique Pedrosa, mestre em Psicologia Social (PUC/SP) e Elaine Moura (PUC Goiás)

Em todo Brasil, em 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra. A data homenageia Zumbi dos Palmares e Dandara, símbolos da luta pela liberdade do povo negro.

Confira um resumo da programação:

20 de novembro
Mesa redonda: Negritude, Educação e Direitos Humanos
Alunos do 1º período das licenciaturas
Local:  Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades

21 de novembro
Mesa: redonda Negritude, Educação e Direitos Humanos
Alunos do 1º período das licenciaturas
Local:  Auditório do Bloco S – Câmpus II

23 de novembro
Mesa redonda: Psicólogos/as, assistentes sociais e políticas de enfrentamento ao racismo
Acadêmicos do curso de Psicologia e Serviço Social