Semana dos Povos Indígenas abre inscrições para oficinas
Com o tema Biodiversidade, culturas e tecnologias como resistências contemporâneas, a Semana dos Povos Indígenas da PUC Goiás será realizada conjuntamente com a Jornada da Cidadania da universidade. Organizada pelo Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) da PUC Goiás, junto com parceiros, a Semana será de 24 a 26 de maio. A programação se concentrará na Aldeia Timbira, no Memorial do Cerrado, e no Bloco G do Câmpus II. As oficinas (veja abaixo) estão com inscrições abertas. Os interessados podem se cadastrar pelo site do evento.
Além disso, serão realizadas mesas-redondas, apresentações de trabalhos e experiências interativas. Haverá uma mostra de cinema indígena, seguida de sessão de debates com lideranças. A experiência da Yandê, primeira web rádio indígena do Brasil, também será compartilhada. Também ocorrerá uma oficina de arquitetura.
Coordenador do Antropologia do instituto e da comissão-organizadora da Semana, prof. Marcos Ferreira explica que a proposta é abrir a universidade para a experiência única de conhecer os povos indígenas, suas tradições, seus desafios, e, principalmente, a sua diversidade. “Vamos falar sobre a arte e a cultura indígena, ferramentas de resistência que vão além da dança e do artesanato, a respeito da questão dos territórios, que está ligada à preservação ambiental”, enumera.
Confira as oficinas que serão ministradas:
24 de maio:
08h às 11 horas:
Grafismos e Pintura Corporal Karajá
Arquitetura Indígena Assurini
“Yandê e a Etnomídia
indígena no Brasil”
25 de maio:
08h às 09 horas | 14h às 17 horas: Arquitetura Indígena Assurini
08h às 11 horas: Cerâmica e Bonecas Karajá
08h às 22 horas: Yandê e a Etnomídia indígena no Brasil
26 de maio:
08h às 11 horas: Grafismos e Cerâmica Karajá
08h às 11 horas: Yandê e a Etnomídia indígena no Brasil
08h às 11 horas e das 14h às 17 horas: Arquitetura Indígena Assurini