Semana dos Povos Indígenas abre inscrições para oficinas

Com o tema Biodiversidade, culturas e tecnologias como resistências contemporâneas, a Semana dos Povos Indígenas da PUC Goiás será realizada conjuntamente com a Jornada da Cidadania da universidade. Organizada pelo Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) da PUC Goiás, junto com parceiros, a Semana será de 24 a 26 de maio. A programação se concentrará na Aldeia Timbira, no Memorial do Cerrado, e no Bloco G do Câmpus II. As oficinas (veja abaixo) estão com inscrições abertas. Os interessados podem se cadastrar pelo site do evento.

Além disso, serão realizadas mesas-redondas, apresentações de trabalhos e experiências interativas. Haverá uma mostra de cinema indígena, seguida de sessão de debates com lideranças. A experiência da Yandê, primeira web rádio indígena do Brasil, também será compartilhada. Também ocorrerá uma oficina de arquitetura.

Coordenador do Antropologia do instituto e da comissão-organizadora da Semana, prof. Marcos Ferreira explica que a proposta é abrir a universidade para a experiência única de conhecer os povos indígenas, suas tradições, seus desafios, e, principalmente, a sua diversidade. “Vamos falar sobre a arte e a cultura indígena, ferramentas de resistência que vão além da dança e do artesanato, a respeito da questão dos territórios, que está ligada à preservação ambiental”, enumera.

Confira as oficinas que serão ministradas:

24 de maio:

08h às 11 horas: