Semana de Planejamento discute metodologias inovadoras

Antes do início do novo semestre seletivo, todo o corpo docente da PUC Goiás estará reunido de 30 de julho a 3 de agosto, para discutir as metodologias inovadoras e participativas no ensino superior. Esse é o tema que orienta a programação da 43ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap) da instituição que começa no dia 30 de julho, com a Reunião de Gestores no turno matutino, a partir das 10 horas, no auditório da Área 4 (Praça Universitária).

Mais tarde, às 19 horas, ocorre simultaneamente em diversas áreas, a abertura oficial da Siap, com a presença de diversos conferencistas renomados que abordam a temática central do evento juntamente aos docentes das escolas (veja o cronograma abaixo).

“A inovação proporciona recursos nos mais diversos aspectos, modificando as formas de comunicação, de pensamento e de aprendizagem”, reflete a pró-reitora de Graduação, profa. Sônia Margarida Gomes, sobre a proposta do evento que visa aprofundar o debate sobre as transformações no mundo contemporâneo e seus desafios para a formação das novas gerações.

Histórico
As metodologias ativas de aprendizagem são um dos pilares do projeto pedagógico da PUC Goiás, que se baseia nos estudos do educador brasileiro Paulo Freire. Nas décadas de 60 e 70 do século XX, o professor já trabalhava os paradigmas de ensino-aprendizagem participativos adotados atualmente por vários países. Essa concepção educacional é investigada por diversos teóricos e, nos últimos anos, a universidade, após um período de estudo, formação e discussões com o corpo docente e gestores em reuniões de planejamento e formação continuada, investe em espaços inovadores que facilitam o desenvolvimento de novas ferramentas didáticas. Exemplo dessa busca pela excelência de ensino foi inauguração, no último mês de maio, das salas de metodologias ativas na Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biológicas e na Escola de Engenharia.

Esses espaços inovadores, que tornam a troca de conhecimentos mais interativa, despertam maior curiosidade e interesse por parte dos estudantes e já foram testados e aprovados por universidades renomadas entre, elas, Duke, Stanford e Harvard. Nessa última, alunos inscritos em aulas invertidas, estudando conteúdos de cálculo e álgebra, tiveram 79% a mais de ganhos na aprendizagem do que os acadêmicos que cursaram o ensino tradicional.

Com base nesse contexto, em convocação ao corpo docente, o reitor da instituição, prof. Wolmir Amado, reforça o chamado aos professores: “sua participação é muito importante para juntos exercermos com paixão nossa missão de educar, contribuindo para a promoção de uma verdadeira cultura de diálogo criativo”, incentiva.

Programação da abertura oficial e simultânea
Dia: 30 de julho
Profa. Dra. Vera Lúcia Garcia (Unesp)
Auditório da Área 4 (Praça Universitária)