Semana de integração debate desafios da pesquisa em saúde

O mestrado em Atenção à Saúde da PUC Goiás realiza no próximo mês a Semana de Integração da Pós-Graduação, que deve reunir pesquisadores, docentes e graduandos e pós-graduandos. O objetivo é promover a integração entre os diferentes atores da pós-graduação e o debate em torno dos desafios teóricos e metodológicos da pesquisa em saúde.

No dia 7 de março, das 9h às 16 horas, será realizado o workshop Interpretive Description, na Sala Multiuso 2, na Área 4. A atividade científica será comandada pela profa. Sally Thorne, da Universidade de British Columbia, no Canadá. Diretora associada da Faculdade de Ciências Aplicadas da instituição e professora titular na Escola de Enfermagem, ela mantém um robusto programa de pesquisa envolvendo temáticas relacionadas ao gerenciamento das enfermidades crônicas, com destaque para o câncer.

No workshop, pesquisadores e estudantes de pós-graduação stricto sensu vão discutir sobre a lógica do processo de pesquisa e o tipo de conhecimento necessário para a atuação na promoção e planejamento do cuidado em saúde, no mundo atual. O foco será no delineamento e no planejamento de estudos qualitativos para geração de conhecimentos que podem ser aplicados à Saúde e à Enfermagem para melhoria da qualidade da atenção à saúde.

Já no dia 8 de março, começa às 8 horas, no Auditório da Área 1, no Bloco G, na Praça Universitária, com a aula inaugural do semestre letivo. Em debate, o tema Os desafios globais para fortalecimento do impacto da Ciência no cuidado em saúde: qual o papel da pesquisa e da evidência?, que será abordado pelo profa. Sally Thorne.

Para o período da tarde – das 14h às 15h30 – está programada uma sessão de apresentação de trabalhos. Das 16h às 18 horas, será realizada a mesa redonda Rigor metodológico na pesquisa em saúde, com a participação da profa. Priscila Valverde, coordenadora da Pesquisa da PUC Goiás, prof. Luc Vandenberghe e profa. Vanessa Villa, vice-coordenadora do mestrado em Atenção à Saúde.  Na sexta-feira, 9, ocorre a oficina de integração entre egressos e mestrandos do mestrado em Atenção à Saúde, das 8h30 às 11h30, e o encerrado da Semana.