Semana Científica inicia comemorações aos 70 anos da História

Um dos cursos fundantes da PUC Goiás, a graduação em História iniciou ontem a comemoração aos seus 70 anos de trajetória, desde a criação do antigo curso superior de Geografia e História da Faculdade de Filosofia de Goiás, embrião da universidade. Em sua nona edição, a Semana Científica da História, aberta na noite de ontem, 10, irá trabalhar até a próxima sexta-feira, 14, diferentes temas se voltando para o passado, o presente e o futuro.

“É uma programação ampla, que envolve conferências, minicursos, apresentações de trabalhos de conclusão, sessões coordenadas, mesas-redondas. Dessa vez, iremos discutir o próprio curso, trazendo, inclusive, egressos, professores e funcionários que marcaram nossa trajetória”, explica o coordenador da graduação, professor Ivan Vieira Neto, ao falar do evento, que é realizado semestralmente e integra a agenda do curso, “mas tem um gosto especial nesta edição, de comemoração dessas sete décadas”.

Durante a abertura, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), destacou-se a integração entre acadêmicos da graduação e da pós, interagindo durante as exposições. “Nossa parceria com a graduação tem se fortalecido cada vez mais e acho muito importante essa integração entre o ensino e a pesquisa dentro de um curso”, pontuou a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História, professora Thais Alves Marinho. Diretor da escola, o professor Romilson Siqueira definiu o curso como um “marco” para a universidade e a EFPH. “É um espaço de luta e socialização importante”, definiu.

A conferência de abertura ficou a cargo do professor dr. Estevão Chaves de Rezende Martins, da Universidade de Brasília (UnB), com o tema História: aprender o quê, por que e para quê?, em uma reflexão sobre o fazer histórico e seu lugar social. A programação segue até sexta-feira e pode ser conferida na íntegra clicando aqui.