Semana Científica de História é aberta na EFPH

Com intuito de congregar a pesquisa produzida no curso, a 10ª Semana Científica de História foi aberta na manhã desta segunda-feira, 9, e continua até o dia 14, na Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás. Além das apresentações de 20 trabalhos, entre monografias e pesquisas da Iniciação Científica, o evento recebeu no primeiro dia, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da UFG, Fernanda Rodrigues de Assunção, que apresentou pesquisa sobre o corpo feminino nas obras das pinturas mexicanas Frida Khalo, figura icônica da cultura mundial, e María Izquierdo.

A pesquisadora, que investiga temas dentro da História da Arte desde a graduação, realiza pesquisa no doutorado sobre as obras das pintoras mencionadas a luz do Surrealismo, incluindo trechos de falas de Antonin Artaud e André Breton, que escreveram sobre María e Frida, respectivamente.

“As relações entre a História e a Arte são muito estreitas, há muito tempo trabalhamos com esse tipo de linguagem, não só como documento histórico, mas como objeto de pesquisa”, frisou a conferencista. Ela também parte do pressuposto de que cada obra de arte tem uma historicidade própria e, em função disso, utiliza os quadros das pintoras como as fontes principais de suas pesquisas, além de investigar documentos escritos, como cartas e diários íntimos.

Além da conferência, o foco principal do evento está no corpo discente do curso e sua produção acadêmica. O estudante Cássio de Castro Matos, 5º período, é um dos alunos que participa da Semana como apresentador de trabalho. Sua pesquisa, oriunda da Iniciação Científica, foi orientada pela docente Simone Schmaltz e aborda o impacto da invasão holandesa no nordeste brasileiro, tomando como contexto histórico a expulsão dos judeus da Península Ibérica no século XV e seu processo de diáspora mundo afora na busca por tolerância . Para ele, a participação na IC foi fundamental para aprimorar a escrita e, também, acostumar-se à leitura academicista, que pela complexidade das obras, exige estudo e dedicação maiores por parte do pesquisador.

A graduação em História é uma das licenciaturas mais tradicionais da PUC Goiás e comemora 70 anos. Saiba mais sobre o curso aqui.

Fotos: Wagmar Alves