Semana Acadêmica reúne estagiários para falar de carreira

Integrando a programação do X Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás, a II Semana Acadêmica de Estágio, Monitoria e Empresas Juniores iniciou suas atividades nesta quarta-feira, 16, no Auditório da Área 4. O evento tem como objetivo promover o diálogo e a troca de experiências entre os estudantes, com foco na formação profissional e no planejamento de carreiras. A programação se estende até o dia 17 e contará com palestras de profissionais renomados, que compartilharão seus conhecimentos sobre o mercado de trabalho e o desenvolvimento de habilidades profissionais.

A palestra de abertura foi conduzida por Aline Guedes, gerente de marketing do Shopping Flamboyant, que abordou o tema “Desenvolvimento de Habilidades Profissionais: Do Marketing à Prática”. Aline compartilhou sua experiência no setor e destacou a importância de uma estratégia sólida para o marketing pessoal e corporativo. Ela também trouxe uma reflexão sobre o papel do marketing no desenvolvimento de carreiras, especialmente para estudantes das áreas de Comunicação, Design e Arquitetura.

A professora Marília Rabelo, coordenadora de Apoio ao Estágio, Monitoria e Egressos da PUC Goiás (Caeme), ressaltou a relevância do evento para a formação dos estudantes. Segundo ela, a Semana Acadêmica tem como propósito reunir estagiários, monitores e membros de empresas juniores em um encontro anual, com foco na qualificação e no planejamento de carreira. “A ideia é que todos os cursos e estudantes participem, com enfoque nos estagiários e monitores, para discutir temas como marketing, inovação e empreendedorismo, dentro do projeto de vida e carreira dos nossos estudantes”, afirmou a professora.

O estágio é uma das principais portas de entrada para o mercado de trabalho, permitindo que os estudantes apliquem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Segundo a professora Marília, o estágio, além de proporcionar experiência, facilita a criação de uma rede de contatos (networking) e amplia as chances de inserção profissional. “A função principal do estágio é abrir portas e consolidar o estudante no mercado. Além disso, ele qualifica o aluno para o mundo do trabalho, que hoje exige muito mais do que habilidades técnicas, mas também soft skills, como trabalho em equipe e postura profissional”, ressaltou.

Luísa de Melo Paranhos, estudante do 7º período de Publicidade e Propaganda, destacou a importância do estágio para o seu desenvolvimento profissional. Atualmente, ela estagia na Caeme, onde atua na criação de posts e folders para redes sociais. “O estágio me ajuda a adquirir experiência naquilo que vou precisar fazer no futuro, e isso é essencial para minha carreira. Além disso, eventos como esse me permitem aprender com profissionais da área, o que é sempre muito enriquecedor”, disse a estudante.