Se Integra retorna ao calendário acadêmico do Design

Um evento que nasceu de um projeto de extensão, totalmente organizado e executado por estudantes e para estudantes, envolvendo todas as especialidades do design. Com a mobilização dos acadêmicos da PUC Goiás, UFG e Estácio, o Se Integra foi aberto na manhã desta segunda-feira, 7 de novembro, no auditório 1C da Área 2 (Praça Universitária), com a participação dos professores pioneiros que impulsionaram essa iniciativa.

Veja mais fotos das atividades vespertinas do evento

Neste ano, o evento se propõe a discutir o design na temática da brasilidade, identidades, referências e cultura em todas as oficinas da programação. Para marcar o início das atividades, os professores Marcos Lotufo, Marcos Costa de Freitas e Ravi Passos participaram de uma mesa-redonda para partilhar suas experiências com os estudantes, já que eles fizeram parte do núcleo criador da iniciativa, em 2009.

“O evento ganhou vida própria a partir daí e hoje vemos uma outra geração fazendo esse evento. É um reencontro e um movimento de romper a inércia imposta pela pandemia. Discutimos como a educação superior volta pra cena, pois tivemos um esvaziamento enorme e a gente precisa retomar o crescimento após essa inércia. Os estudantes são grandes parceiros nesse processo”, refletiu o prof. Marcos Costa, ao fazer um balanço das discussões da mesa.

Esse núcleo pioneiro inspira a trajetória da juventude atual e a filha do prof. Marcos, Luísa de Castro Freitas, seguiu pelo mesmo caminho, estuda Design e faz parte da comissão organizadora do evento.

“Aprendi cinco anos em três meses. É muito aprendizado, conhecemos muitos professores e coordenadores de curso. É uma experiência maravilhosa,  uma das coisas mais difíceis que  já fiz, mas aprendemos de um jeito que a gente não aprenderia se não estivesse organizando um evento estudantil”, destacou a acadêmica.

Programação

A programação itinerante do Se Integra iniciou nesta segunda-feira, 7, e continua até sexta-feira, 11, das 8h às 18 horas, com rodas de conversa, oficinas e palestras de cunho prático e interdisciplinar. Todas as atividades podem ser conferidas no perfil @seintegra do Instagram.

Fotos: Wagmar Alves