Santa Casa e PUC Goiás inauguram espaço de ensino com homenagem a dom João Justino

A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, em parceria com a PUC Goiás, entregou, nesta quinta-feira, 10, um novo espaço dedicado à formação acadêmica e à residência médica, além de áreas administrativas, que fazem uma homenagem ao arcebispo de Goiânia, presidente da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás, dom João Justino de Medeiros Silva.
“Fico muito lisonjeado. Não sei se sou digno, pois estou aqui há apenas três anos, mas acompanho de perto o trabalho da Santa Casa”, afirmou dom João Justino em referência à homenagem recebida. O arcebispo abençoou os espaços inaugurados.
Durante a cerimônia, o arcebispo destacou os desafios da instituição, que atende mais de 95% dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e reforçou seu compromisso com a missão do hospital. “Peço a Deus que a Santa Casa cumpra cada vez melhor sua missão. Como arcebispo e presidente da associação, seguirei cuidando dessa casa”, disse. Dom João também ressaltou o papel da Santa Casa como hospital-escola e destacou que a formação de profissionais qualificados é um grande serviço à sociedade. “Agradeço à superintendência da Santa Casa e à PUC Goiás por esse investimento no ensino e na saúde. Esse ambiente vai capacitar jovens que realizam residência médica aqui, deixando-os mais preparados para tratar e cuidar das pessoas.”
Investimento na formação técnica e humana
De acordo com a reitora da PUC Goiás, profa. Olga Izilda Ronchi, a parceria entre a PUC Goiás e a Santa Casa representa mais que um convênio institucional, trata-se de um investimento contínuo na formação técnica e humana dos futuros profissionais da saúde. A Santa Casa atua como hospital-escola da universidade há mais de duas décadas, sendo um campo de estágio essencial para os estudantes de diversos cursos da área da saúde.
“Este é um convênio muito importante para nós. A Santa Casa tem se firmado cada vez mais como um espaço privilegiado de formação dos nossos estudantes, não só da Medicina, mas também da Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e outras áreas”, destacou a reitora. Atualmente, cerca de 600 estagiários passam pela Santa Casa a cada semestre, vivenciando a prática clínica em diferentes especialidades.
“A Santa Casa é, como costumamos dizer, um coração misericordioso que acolhe milhares de pessoas todos os meses — muitas delas que não encontram leitos disponíveis na rede pública, ou que simplesmente não são atendidas. É nesse ambiente que nossos estudantes aprendem que o atendimento precisa ir além da técnica. É preciso acolher, entender quem é esse paciente, compreender as condições que geraram aquele quadro clínico e oferecer um tratamento não apenas médico, mas humano, assinalou”
Ala pronta para receber estudantes e residentes
Superintendente Geral da Santa Casa, Irani Ribeiro de Moura lembrou que fortes chuvas destruíram parte da estrutura da área de ensino da residência médica do hospital. A parceria com a PUC Goiás, afirmou, foi fundamental para reformar toda a ala atingida, que hoje está pronta para receber tanto os estudantes da universidade quanto residentes.
Também foi reformado o espaço de ensino voltado para colaboradores do hospital, o que irá oferecer melhores condições para cursos de capacitação e treinamentos internos. “Essa iniciativa contribui diretamente para o aprimoramento do ensino das especialidades médicas oferecidas aqui, reforçando o papel do hospital como centro de formação acadêmica”, disse. O novo espaço também abrigará parte do setor administrativo, como a área de Recursos Humanos.
Durante a inauguração, a prefeita em exercício, coronel Cláudia, destacou o papel da nova estrutura como ambiente de formação, capacitação e educação transformadora. “Este é um espaço voltado à troca de saberes e à promoção da educação que realmente transforma vidas, em parceria com a saúde”, afirmou.
Coronel Cláudia relembrou a trajetória histórica da Santa Casa e seu papel no acolhimento de quem mais precisa, especialmente nos momentos de maior fragilidade. “Mesmo diante de desafios, a Santa Casa se manteve firme ao longo de seus 88 anos, sempre pronta para atender”, destacou.
Participaram da inauguração os pró-reitores, diretores das Escolas e coordenadores de curso da PUC Goiás, dom Danival Milagres Coelho, bispo auxiliar e dom Washington Cruz, bispo emérito, da Arquidiocese de Goiânia, representantes da Saúde municipal e estadual, do governo estadual, do legislativo municipal, além do superintendente Administrativo da Santa Casa, Irondes José de Morais e colaboradores do hospital, entre outros.
Fotos: Wagmar Alves