Roda de conversa reúne centenas no Dia da Mulher
No Dia Internacional da Mulher, o Programa de Direitos Humanos (PDH) da PUC Goiás, por meio do Programa Interdisciplinar da Mulher, Estudos e Pesquisas (Pimep), realizaram a roda de conversa Assédio sexual nas relações de trabalho. O tema reuniu centenas de alunos, professores, representantes de instituições e pessoas da comunidade no Auditório da Área 1, Setor Leste Universitário.
O tema contou com exposições da delegada Ana Elisa Gomes Martins, responsável pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), da presidente do Conselho Estadual da Mulher (Conem), Flávia Fernandes, e da fisioterapeuta especialista na Saúde da Mulher, Gabriela Rios.
“Infelizmente, nosso país é campeão na violência contra a mulher. E muitas vezes, de forma velada”, explica a professora do PDH, Núbia Simão. Formas de violência simbólica como apelidos, cantadas e desvalorização são alguns exemplos. “É mais comum do que a gente imagina”, pontua.
Também presente, a professora do PDH Silvia Beda já foi vítima de assédio no ambiente de trabalho, quando mais nova. Por isso, acredita que eventos como este são necessários. “Muita gente não denuncia por medo. Nosso objetivo é conscientizar e fortalecer as possibilidades de denúncia. São coisas que podem acontecer em qualquer nível, inclusive no estágio”, conclui.
Fotos: Weslley Cruz