Roberto Banaco compartilha vivências na aula inaugural de Psicologia

A Escola de Ciências Sociais e da Saúde da PUC Goiás recebeu na noite desta quarta-feira, 14, o professor doutor Roberto Banaco (PUC-SP) para a aula inaugural do curso de Psicologia neste segundo semestre. Para mais de 300 estudantes e professores do curso, o professor e pesquisador trouxe, ao auditório da Área 4, uma fala em primeira pessoa, articulando sua vivência com reflexões sobre a área e sobre seus impactos. “A gente vai se descobrindo nesse contato com o outro. Nosso desafio diário começa com a percepção de que inteiros ou aos pedaços, nós temos que atender as pessoas, resolver problemas”, declarou.

Com o tema Como a Psicologia pode impactar uma vida, o palestrante buscou alcançar desde os ingressantes do curso até os estudantes que já se preparam para o mercado, trazendo reflexões sobre a importância da profissão, suas dores e delícias. “O caminho é árduo, mas extremamente gratificante. Eu era uma pessoa inteiramente diferente antes, me tornei uma pessoa muito melhor a partir da Psicologia”, diz, falando de sua vivência enquanto clínico e pesquisador. Ao citar a PUC Goiás e Goiânia, disse se sentir em casa, grato pelo longo histórico de parcerias com a instituição e com pesquisadores da cidade.

Coordenadora do curso, a professora Juliany Gonçalves Guimarães de Aguiar agradeceu a presença do pesquisador, possível a partir de parceria com a Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), e destacou os 46 anos do curso e os 60 anos da universidade, ambos comemorados neste segundo semestre. O Dia do Psicólogo, 27 de agosto, também teve sua comemoração adiantada com o evento. Atualmente, mais de 1.200 estudantes integram o curso de graduação em Psicologia da PUC Goiás.

Fotos: Weslley Cruz