Rito religioso para enfrentar o medo da morte pauta palestra gratuita
A tese do teólogo liturgista beneditino Giorgio Bonaccorso pautará uma palestra gratuita, que ocorrerá no dia 31 de março, às 19h30, no Centro Loyola de Fé, Cultura e Espiritualidade. Na ocasião, o prof.me. Daniel Carvalho da Silva, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás, discutirá o tema Rito religioso: um esquema humano para enfrentar o medo da morte.
Sobre a temática, o palestrante contrapõe a lógica temporal da vida com a espiritualidade cristã, que oferece caminhos para olhar a morte não como fim, mas como começo:
“se o natural, o observável, o comum, é partir da vida em direção à morte, agora se dirá que o caminho é inverso: se partirá da morte em relação à vida. E o mecanismo responsável por essa inversão é o rito religioso, que nós buscaremos evidenciar nos ritos religiosos cristãos e na liturgia católica”, explica o professor, que é teólogo graduado pelo IFITEG e mestre em Ciências da Religião (PUC Goiás) com ênfase em rito, cultura e sistemas simbólicos.
Link para inscrição
Para participar do evento como ouvinte, é necessário efetuar inscrição neste link https://abre.ai/rito-religioso. A atividade é gratuita e destinada à comunidade em geral. Participantes ganharão um certificado da organização do evento. A palestra conta com supervisão do professor José Reinaldo, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás.
A atividade integra a série Diálogos Culturais, promovida pelo IFITEG em parceria com o Centro Loyola, cujo objetivo é discutir temas da atualidade com a sociedade em geral (leigos e religiosos).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (62) 3928-6472.
Resumo do evento
Rito religioso: um esquema humano para enfrentar o medo da morte
Dia: 31 de março
Horário: 19h30
Palestrante: Prof. Me. Daniel Carvalho da Silva, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás
Local: Centro Loyola de Fé, Cultura e Espiritualidade, situado na Av. Mutirão esq. c/ T-8, Setor Marista