Rio de Janeiro é foco de aula inaugural do Design

Mostrar o design gráfico como ferramenta de expressão e relacionamento entre cidadãos foi o pano de fundo de palestra proferida pelo professor da PUC Rio, Fábio Lopez, na manhã desta quinta-feira, 9, durante a aula inaugural do curso de Design da PUC Goiás, no auditório da Área 3 (Praça Universitária). Morador do Rio de Janeiro, o palestrante trouxe informações sobre a capital carioca, de acordo com um olhar cidadão. Entre seus tantos projetos, o professor trabalhou na criação da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e desenvolveu paródias que abordam sobre a violência urbana, corrupção, entre outros temas, a partir da ideia de jogos conhecidos do público, entre eles, War in Rio e Bando Imobiliário.

“Existem problemas muito sérios no RJ, mas temos coisas incríveis e um cenário maravilhoso. Vivendo lá eu reagi a essas questões e o Design é uma forma de expressão do profissional também. É uma visão que pode ser levada para qualquer lugar do País, porque tem muito a ver com a atuação do profissional”, afirmou.

A atividade foi aberta a acadêmicos, egressos e docentes do curso. A aula inaugural está prevista no projeto pedagógico do Design e objetiva ir além da sala de aula, com intercâmbio de professores oriundos de outras instituições. “Neste semestre tivemos a oportunidade de fazer essa troca com a PUC Rio e o Fábio tem um trabalho muito interessante, a partir de uma perspectiva crítica. Ele foge um pouco do lugar comum de servir ao mercado de trabalho, com uma inserção política e ideias muito fortes em vários sentidos, seja cultural ou social”, analisa a coordenadora do curso, profa. Genilda Alexandria.

Entre os estudantes, é notável nos depoimentos a importância de trazer novos ares para o curso. Para a estudante Mariana Ramalho, 21, a atividade traz muitas informações, principalmente, aos calouros abrindo caminhos e perspectivas de trabalho: “o curso é muito dinâmico, o leque de atuação do profissional é aberto e o contato com diferentes profissionais nos mostra que podemos seguir vários caminhos. E isso ajuda na vida acadêmica”, opina.

Conheça mais sobre os projetos do prof. Fábio Lopez aqui.

Fotos: Weslley Cruz