Universidade dá início à semana de planejamento com Reunião de Gestores

A PUC Goiás deu início ao semestre acadêmico na manhã desta segunda-feira, 29, com a Reunião de Gestores 2018/1, que reuniu a equipe de Reitoria, diretores, coordenadores, chefes, supervisores, secretários e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) da universidade. O encontro foi promovido no Auditório da Área 4, no Câmpus I. A atividade integra a programação da 42ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap), aberta oficialmente hoje à noite, no Teatro do Centro de Convenções PUC, no Câmpus II.

Além de ser o pontapé inicial para o planejamento do semestre, avaliando os últimos resultados e apresentando os desafios que virão, o encontro é também momento de confraternização. “Unimos todos os gestores para estabelecer uma sinfonia, somar esforços”, afirma o reitor Wolmir Amado. “É um momento de renovação de ideais. A educação é adesão, movimentação, partilha”, acrescenta.

Demandas

Com o novo ano iniciado, os gestores foram apresentados ao novo Regimento Geral da universidade, aprovado em dezembro pelo Conselho Universitário e publicado neste mês de janeiro. O documento substitui o anterior, vigente desde 2006. “Não é apenas uma reforma, é um novo regimento”, destaca o reitor.

A Campanha da Fraternidade (CF), iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) que conta com ações internas e externas da universidade todos os anos, terá, em 2018, o tema Fraternidade e superação da violência e o lema Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8). Apresentada pelo reitor, a campanha também foi reforçada, na reunião, com a entrega de portarias de sua Comissão de Articulação na universidade, com membros da Reitoria, do Programa de Direitos Humanos (PDH), da Escola de Formação de Professores e Humanidades, da Escola de Circo Dom Fernando, da Coordenação de Arte e Cultura e da Paróquia Universitária São João Evangelista.

Outra campanha que recebeu destaque foi a iniciativa Sem Papel, iniciada neste semestre pela universidade, visando a otimização de processos, maior cuidado ambiental e economia de recursos. Entre as principais mudanças, a interrupção da impressão dos boletos dos alunos como padrão, e a divulgação de publicações internas, como cartas, cadernos de eventos, balanços etc, apenas via plataformas on-line. “Vai gerar, sem dúvidas, um outro tipo de cultura organizacional”, reflete o reitor, ao garantir que os recursos gerados com a economia serão aplicados em outros setores de interesse da universidade.

Novos cursos

Além de comemorar os bons resultados com avaliações dos cursos de graduação e pós-graduação no ano passado – as graduações em Arqueologia e Enfermagem foram avaliadas com conceito máximo do MEC e os programas de pós-graduação em Ciências da Religião e Educação se consolidaram com conceito 5 da Capes – os gestores foram apresentados aos novos cursos de graduação da instituição.

A partir deste primeiro semestre, alunos de três cursos começam a integrar a calourada: os bacharelados em Agronomia, Educação Física e Medicina Veterinária. “São cursos muito importantes, estratégicos no nosso cenário. Vêm somando esforços ao projeto pedagógico da nossa universidade”, destaca a vice-reitora, professora Olga Ronchi.

Portarias e homenagens

O evento também foi marcado pela entrega das portarias aos novos coordenadores do curso de graduação em Teologia [professor David Pereira de Jesus], da Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu [professora Gabrielly Craveiro Ramos], e da Editora da PUC Goiás [Lauro Eugênio Guimarães].

Por conta do sucesso com a implantação do PUC Diário, sistema on-line para a gestão de avaliações e presenças dos alunos, a universidade concedeu diplomas de honra ao mérito a 16 professores e funcionários envolvidos no projeto – que deu início ao Sem Papel, adotado agora pela instituição. Foram agraciados: Sonia Margarida Gomes Sousa, Helenisa Maria Gomes de Oliveira Neto, Anderson Rodrigues Neves, Carolina Porto de Castro, Daline Beatriz Meister, Dinailton José da Silva, Elódia Teodoro Valadão de Morais, Ivana Martelli, José de Sousa Aguiar, Luciana Alves Antônio Machado, Melissa Teixeira Gonçalves, Paulino Lemes da Costa, Pedro Sérgio Gomes Quinderé, Ricardo Gobbo de Águas, Sarah Caetano de Freitas Gewehr, Sherman Calixto do Prado.

Fotos: Jota Junior