Reunião da Pastoral da Universidade recebe novos voluntários
A Pastoral da Universidade realizou um encontro para capacitação dos novos voluntários nesta terça-feira, 3, na Área 7 (Sede da Proex). Durante o evento, que contou com a participação da reitora da instituição, Olga Izilda Ronchi, e do coordenador da Pastoral, padre Géster Cabral, os participantes receberam orientações gerais sobre o trabalho que irão desempenhar em 2024/2, além de conhecerem a missão e o objetivo da iniciativa.
Na reunião, o padre Géster explicou que a Pastoral se estrutura em três eixos: o espiritual, que são momentos de adoração, oração e liturgia; o socioeducativo, que corresponde às atividades de auxílio em instituições parceiras e a formação, inerente aos simpósios, rodas de conversa e eventos afins.
Com o objetivo de promover o diálogo entre fé e razão e a evangelização do meio universitário, o trabalho da Pastoral vai além dos limites da PUC e acolhe voluntários de outras instituições, entre eles o novo voluntário Matheus Lobo, que é fisioterapeuta e estudante de doutorado da UFG.
Ele pontuou que os desafios da vida acadêmica demandam um trabalho especializado de acolhida e acompanhamento dos universitários. “Realmente há um déficit e os universitários são acometidos por muitas malícias que permeiam o mundo acadêmico e universitário. É interessante que haja uma frente universitária que possa conversar com esses jovens e ter uma dinâmica e conversar numa mesma língua, pra resgatar, muitas vezes, das falsas verdades que são discutidas no âmbito universitário”, declarou.
Durante a reunião, a reitora Olga reforçou a importância do trabalho dos voluntários para recordar o espírito fraterno e amoroso do Evangelho. “O Papa Francisco chama muita atenção do cuidado que devemos ter com nossos jovens. O presente e o futuro da humanidade, com certeza, passam pela mão desses jovens, então devem ser formados no sentido mais profundo do humanismo, do cuidado com o ser humano e com o meio ambiente. A Pastoral é este lugar de formação”, completou.
(Texto: Nivia Menegat, estagiária da Dicom)