Retomada da Jornada da Cidadania: sucesso de atendimentos e solidariedade

Nos dias 23 e 24 de maio, a PUC Goiás realizou a sétima edição da Jornada da Cidadania, marcando a retomada plena da programação após a interrupção devido à pandemia da Covid-19. O evento aconteceu no Centro de Convenções da universidade, localizado no Câmpus II, no Jardim Mariliza, e registrou um total de 338.665 atendimentos nos dois dias de atividades, consolidando-se como um marco de solidariedade e serviço à comunidade.

A Jornada foi inaugurada na quarta-feira, 22 de maio, em uma cerimônia que destacou a importância deste evento para as comunidades carentes da grande Goiânia. A última edição, realizada apenas parcialmente em 2022, já havia mostrado o potencial de impacto deste projeto, mas este ano a PUC Goiás investiu em um novo layout para garantir uma maior circulação do público, com estações espalhadas pelo Centro de Convenções, Memorial do Cerrado, Bloco S, Clínica Escola de Medicina Veterinária e Clínica Escola de Radiologia Odontológica.

Dentre as grandes atrações da Jornada, o Memorial do Cerrado e o Parque da Criança se destacaram. O Memorial do Cerrado, um museu a céu aberto, atraiu mais de 56 mil visitantes, oferecendo uma viagem pelas tradições e a preservação do bioma Cerrado. O Parque da Criança foi a estação com maior número de atendimentos, registrando 207.110 interações. Este espaço foi dedicado a atividades culturais, recreativas e lúdicas para crianças e adolescentes, proporcionando um ambiente de diversão e aprendizado.

Foto: Wagmar Alves

A reitora da PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi, enfatizou a relevância da retomada da Jornada, especialmente para as crianças e jovens que enfrentaram o isolamento durante a pandemia. “Pensamos bastante nas crianças, jovens e adolescentes, e por isso tivemos uma grande participação das escolas públicas, incluindo as do Ensino Médio, que vieram para conhecer a universidade e usufruir das belezas do Câmpus II,” destacou a reitora. “É bom ver as crianças felizes. Nós sabemos como as crianças sofreram com esse processo de pandemia.”

A programação da Jornada da Cidadania incluiu uma vasta gama de serviços gratuitos nas áreas de saúde, jurídica, educação, cultura e lazer. Na Estação Saúde, foram realizados 15.235 atendimentos, oferecendo serviços como vacinação, cursos para gestantes, aferição de pressão arterial e glicemia, atendimentos psicoterápicos de emergência e muito mais. Uma novidade desta edição foi a Estação de Saúde Animal, que proporcionou vacinação e orientação para tutores, além da possibilidade de adoção de animais resgatados.

Na Estação Jurídica, os participantes tiveram acesso a diversos serviços, incluindo atendimento nas áreas cível, trabalhista e previdenciária, ajuizamento de ações e audiências de conciliação. A Estação do Conhecimento ofereceu cerca de 350 cursos, com 13.345 participações, abrangendo temas variados ministrados por docentes e convidados.

A Estação de Artes e Tecnologia impressionou o público com inovações como a impressora 3D, enquanto a Estação da Beleza atendeu 1.019 pessoas com cortes e penteados gratuitos. Além disso, a Jornada ofereceu consultoria em negócios e empreendedorismo, mostras de ciência e tecnologia, shows, filmes, literatura e exposições, totalizando 1.080. A Jornada contou ainda com parceiros importantes, como o Vapt Vupt, que ofereceu serviços de emissão de documentos, e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A coordenadora da Jornada e pró-reitora de Extensão e Apoio Estudante, Márcia de Alencar, ressaltou a superação das dificuldades para garantir a execução deste projeto. “A Jornada da Cidadania é este espetáculo de beleza, solidariedade e afeto porque nossas gentes não medem esforços para fazer deste evento uma festa, com a marca da grandeza, da alegria, da superação, da excelência. A comunidade PUC Goiás prova mais uma vez que outro mundo é possível, que outro presente é necessário, que outro futuro é sonhado,” declarou Márcia.

Mais de 1.700 voluntários se inscreveram para trabalhar na Jornada, garantindo que a comunidade mais carente recebesse os atendimentos necessários. A Jornada da Cidadania 2024 foi um verdadeiro sucesso, reafirmando o compromisso da PUC Goiás com a cidadania e o bem-estar da população.

Fotos: Ana Paula Abrão e Weslley Cruz