Reitor prestigia homenagem a Ildeu Moreira Coêlho

A noite de ontem, 30, foi de emoção no teatro do Centro Cultural da UFG, na Praça Universitária. Isso porque o professor Ildeu Moreira Coêlho teve sua contribuição acadêmica e profissional reconhecida com o título de professor emérito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em uma cerimônia marcada por sua trajetória de protagonismo e luta. Conhecido também por ser o primeiro doutor em Filosofia de Goiás – título que o docente recebeu na USP, com orientação de Marilena Chauí – o professor, que iniciou sua carreira docente na antiga Faculdade de Filosofia, hoje PUC Goiás, é um dos principais nomes da filosofia da educação na região Centro-Oeste.

Por sua história confundir-se com a própria história do ensino superior em Goiânia e no estado, Ildeu teve a companhia de um auditório ilustre e lotado na noite de homenagens. Personalidades que marcaram o ensino e a pesquisa em toda a região estiveram presentes na celebração, que contou também com um jantar, ao final. Entre os convidados, o reitor da PUC, professor Wolmir Amado, que definiu o homenageado como um dos grandes nomes da educação em Goiás.

Na homenagem, ao relembrar sua trajetória, Ildeu Moreira Coêlho agradeceu em especial a Faculdade de Educação (FE) da instituição pública, local que ainda atua hoje, na pós-graduação. “Minha segunda casa”, ressaltou. Reitor da UFG, Edward Madureira Brasil definiu o momento como uma “honra e um privilégio”, por ser ele o reitor a entregar o título. Também destacou a importância de reconhecer trajetórias que contribuíram para a instituição e para a educação pública, sobretudo em um momento tão desafiador.

Com uma curta passagem pela então Faculdade de Filosofia da Universidade de Goiás – hoje PUC – na década de 1960, o agora professor emérito consolidou sua carreira na UFG, onde atuou por 49 anos na Faculdade de Educação (FE).

Fotos: Ana Paula Abrão