Referência na Engenharia aborda segurança nas construções

Para celebrar suas quatro décadas de trajetória, o curso de Engenharia Civil da PUC Goiás realizou na noite desta segunda-feira (10) aula-magna sobre segurança nas fundações. Referência na área, o prof. dr. Nelson Aoki abordou o assunto aos alunos que se reuniram nos Auditórios da Área 2, na Praça Universitária. O evento – primeiro do tipo após a instalação da Escola de Engenharia da instituição – também celebra os 40 anos do curso, completados no último semestre.

Visitando a PUC Goiás pela primeira vez, o engenheiro defendeu a interação solo-estrutura. O conceito leva em consideração a variabilidade do solo nas fundações. “A estrutura e a fundação formam uma unidade. Em geral, o pessoal se preocupa com a estrutura, enquanto os problemas que acontecem, muitas vezes, são por causa da variabilidade do solo, que tem que ser considerada também no cálculo da estrutura”, alertou.

O coordenador de Engenharia Civil, prof. Epaminondas Ferreira, classificou a aula como um momento especial. “Nosso aluno pode vivenciar, saber que o autor daquele livro está aqui para apresentar as teorias que estuda. Hoje, relembramos as pessoas que passaram pelo curso e essa continuidade é muito importante para nos”, destaca.

O coordenador da Escola de Engenharia, prof. Fábio Simões, cita o trabalho de Aoki como referência para esta e outras gerações que atuam na área. “Ele foi mestre dos nossos mestres. Alguns professores foram orientados do prof. Nelson em mestrado, alunos do doutorado”, exemplifica.

Coordenador do curso no turno matutino, o prof. Luiz Álvaro de Oliveira Júnior, explica que a visita do prof. Nelson teve ampla repercussão entre os alunos. As inscrições para a aula-magna superaram as expectativas e foi preciso transmitir a palestra para outro auditório, também na Área 2. “Estamos muito felizes porque não tinha uma melhor pessoa para ministrar essa aula. O prof. Aoki é muito atuante, mesmo aposentado, é muito requisito em consultorias”, afirma.

Fotos: Geovanna Lemes