Rede Goiana negocia parceria com governo francês

A Rede Goiana de Educação Internacional iniciou diálogo com a adida de Cooperação Educativa da Embaixada da França, Catherine Pétillon, no último dia 7, durante reunião no Instituto Federal de Goiás (IFG). O intuito é estabelecer parceria para que instituições goianas de ensino recebam professores leitores do país estrangeiro, especializados no ensino de francês como língua estrangeira.

Pelo programa proposto, o professor leitor ficará um ano no Brasil, abrigado em uma das instituições que firmarem o acordo, ministrando aulas de francês ou disciplina cujo objetivo será divulgar a cultura francesa para os estudantes brasileiros. A parceria funcionará entre a RGEI e a Embaixada da França.

Atualmente, segundo Catherine, o programa de leitores franceses está em andamento em 11 institutos federais do País e mais 16 universidades brasileiras. As ações começaram há cerca de cinco anos.

A RGEI foi representada pelos coordenadores ou assessores de Relações Internacionais das instituições participantes: Profa. Suelene Vaz da Silva e a assistente Ingrid Klein (IFG); Mariana Pirkel Tsukahara  (IFGoiano); Profa. Ofir Bergernann de Aguiar (UFG); Rodrigo Sobreira (UEG); Prof. Paulo Gonzaga (PUC Goiás) e Profa. Marisa Espíndola (UniEvangélica). Participou também a assistente de Cooperação Educativa da Embaixada da França, Elizabeth Speller Trajano.