Quase 90% dos professores obtém avaliação positiva dos alunos

Um expressivo número de professores da PUC Goiás obteve resultado positivo em avaliação realizada pelos alunos de graduação da universidade. De acordo com os dados da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), 88% dos docentes ficaram com pontuação entre 70 e 100 pontos. Deste grupo,22% obtiveram o chamado grau de excelência e alcançaram mais de 90 pontos. Outros 40% alcançaram score de 81 a 90 pontos e 26% tiveram nota entre 70 e 80 pontos.

A avaliação foi feita pelos alunos por meio do Serviço On-line (SOL), no primeiro semestre deste ano. Ao todo, 1.410 docentes tiveram seu desempenho analisado. De acordo com a pró-reitora de Graduação da PUC Goiás, profa. Sônia Margarida Gomes Sousa, a novidade deste ano foi a inclusão dos professores que atuam na área de educação à distância. “A avaliação é um instrumento consolidado, na PUC Goiás. Ela dá voz aos estudantes e isso é muito importante para a qualificação dos docentes”, afirma.

O grupo que obteve o grau de excelência – mais de 90 pontos – recebeu uma carta de agradecimento da Prograd, entregue diretamente pelos diretores das Escolas e coordenadores de curso. Já o grupo com pontuação entre 70 e 90 pontos recebeu a homenagem por e-mail. No texto, a pró-reitora destacou que a boa avaliação traz um impacto positivo na formação técnica e humana dos estudantes. “O alcance do trabalho sério e competente extrapola os limites da sala de aula, contribuindo desta forma, para a qualificação do curso e para o desenvolvimento da ciência, da profissão e da sociedade”, ressalta.

Para a gestora, a avaliação é também um instrumento importante para a autoavaliação dos docentes e reflete os esforços da instituição, com iniciativas como a Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap) e o Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos. “A docência universitária exige uma atualização constante. Toda a estrutura da universidade é pensada na perspectiva de qualificação do ensino. Hoje, são quase 1.500 professores avaliados e quase 90% desse total com uma boa avaliação, ou seja, a PUC Goiás tem um corpo docente extremamente qualificado”, ressalta.