PUC recebe pela primeira vez o World Creativity Day com programação aberta

A PUC Goiás sedia nesta quarta-feira, 23 de abril, um dos polos do World Creativity Day (WCD), evento internacional voltado à inovação, criatividade e transformação social, realizado simultaneamente em mais de 60 cidades ao redor do mundo. Pela primeira vez realizado em Goiânia, o evento chega à capital em parceria com a Escola Politécnica e de Artes da universidade, integrando a programação da Jornada Científica da unidade. Oficinas, palestras e exposições estão abertas à comunidade, com acesso gratuito.

Com o tema “Gerações Criativas: transformando talentos em impacto”, a edição de 2025 foca no diálogo intergeracional como potência criativa. “Foi estratégico estar dentro de uma universidade, especialmente a PUC Goiás, que está no coração do setor universitário. A programação foi pensada para ser diversa, para todas as idades e interesses”, afirma Roldão Barros, coordenador do WCD Goiânia.

Entre as atrações do dia, estão oficinas de criação artística, palestras sobre inovação e mercado de tecnologia, além de uma feira de profissões que apresenta cursos e projetos desenvolvidos por alunos da Escola Politécnica e de Artes. “A criatividade é essencial para todas as áreas, especialmente em tempos em que o mundo muda tão rapidamente. A feira foi uma adesão da PUC ao festival e faz todo sentido estar junto dessa programação”, destaca Roldão, que é egresso da universidade.

A programação dialoga diretamente com a proposta da Jornada Científica da Escola Politécnica e de Artes, que vai até o dia 25 de abril. “Queremos mostrar aos nossos estudantes e à sociedade que existem muitas maneiras de pensar e realizar. Isso amplia horizontes e incentiva o espírito empreendedor dos nossos alunos”, afirmou a professora Mirian Gusmão, diretora da Escola.

O evento também conta com a presença de profissionais como o professor e artista transmídia Frederico Carvalho Felipe, o Fredé, que ministrou uma oficina sobre criação de universos ficcionais transmidiáticos. “A arte está presente em todas as plataformas hoje, e qualquer um pode criar, desde que esteja disposto a se expressar e se autoconhecer. A criatividade é uma ferramenta para isso, dentro e fora da arte”, explicou.

Henrique Rios, calouro do curso de Ciências da Computação da PUC Goiás, participou das atividades com entusiasmo. “Foi incrível ter essa vivência logo no início da minha trajetória aqui. Eu sempre gostei de desenhar, sou músico, e acredito que a criatividade é essencial na área que escolhi. Esses espaços são inspiradores”, contou.

Além de envolver a comunidade universitária, o evento recebeu escolas de ensino médio que visitaram a Feira de Profissões, conhecendo os laboratórios, projetos e inovações dos cursos da escola. “É uma grande oportunidade para mostrar à sociedade o que a universidade faz e como pode impactar positivamente a formação dos futuros profissionais”, finalizou a professora Mirian.

Com essa parceria, a PUC Goiás reafirma seu compromisso com a formação inovadora e o estímulo ao pensamento criativo, conectando gerações e saberes em prol do desenvolvimento humano e social.

Fotos: Weslley Cruz