PUC recebe o 20° encontro do Fórum Goiano de EJA

O 20° encontro estadual do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adolescentes (EJA), ocorreu na noite da última quarta-feira, 12, na Escola de Formação de Professores e Humanidades. O evento contou com a participação de alunos, egressos, docentes e apoiadores do movimento.
Na mesa de abertura, a participação política e democrática na educação da EJA foi o debate principal. Os egressos, Jonas Rodrigues e Sandra Almeida, e os professores Nelson Carneiro, Ramon Marcelino e Rones de Deus, compuseram o centro do debate.
Jonas é estudante da UFG, graduando do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, com uma experiência profunda em salas de aula que aplicaram a EJA. Em seu pronunciamento, ele fez questão de relembrar a luta dos pais, imigrantes nordestinos, e as dificuldades financeiras enfrentadas por sua família que o impediram de seguir com os estudos.
“O meu regresso à sala de aula veio após 10 anos, abarcado por muita luta e trabalho. Encontrei a EJA em uma escola de Trindade, onde eu consegui concluir o meu ensino médio. Isso fez toda a diferença na minha vida, porque através dela eu consegui realizar a prova do ENEM em 2018, e entrar na UFG por meio do SISU. Hoje, estou concluindo a minha graduação, e posso dizer que a educação mudou a realidade da minha vida”, afirma.
A PUC, diante dos programas extensionistas de Direitos e Humanos (PDH), e Educação e Cidadania (PEC), é uma das entidades-membro do Fórum Goiano de EJA. O programa busca discutir, avaliar e propor soluções para que a modalidade de ensino seja garantida nas redes municipais e estaduais.
“A nossa universidade, como uma entidade-membro, objetiva a luta pela garantia da EJA no estado. Pesquisadores e membros do fórum se reúnem mensalmente com o foco de discutir políticas públicas em busca de soluções para as problemáticas enfrentadas pela modalidade. A PUC tem, através dos programas de PDH E PEC, um projeto de alfabetização que ocorre aos sábados. Nós atendemos adultos acima de 18 anos que não são alfabetizados, e imigrantes que buscam aprender a língua portuguesa”, informa a professora Patrícia Loures, coordenadora da PEC.
Membro da coordenação do colegiado, Ana Moreira, declarou o quão fundamental é a presença da modalidade para o desenvolvimento do ensino primário em Goiás.
“O Fórum Goiano de EJA se constituiu em 2002 no nosso estado, tendo como importância tencionar, provocar e propor políticas públicas que defendam os trabalhadores educandos. Nós temos muitas políticas de governo na área da educação de jovens e adultos, inúmeros programas, projetos e movimentos. Mas nós não temos fortes políticas de estado para passar por todos os governos e continuar defendendo esses 70 milhões de trabalhadores e estudantes com mais de 15 anos, que não concluíram a educação básica no Brasil. Esse evento representa a composição, e a articulação das entidades que compõem o fórum”, explica.
Atualmente, 54 escolas municipais fornecem a EJA para alunos do ensino fundamental. Em todo o estado, 160 centros ofertam a modalidade para o ensino médio.

Texto Juliano Cavalcante

Fotos: Weslley Cruz