PUC realiza maior evento esportivo universitário de Goiás
Em quadra, campo, pistas, piscina e até no tabuleiro os Jogos Universitários da PUC Goiás mobilizam estudantes da instituição durante a Jornada da Cidadania. A iniciativa já é o maior evento esportivo interno realizado por uma universidade do Centro-Oeste. Nesta edição, participam 26 atléticas que agregam 32 cursos. Os atletas disputaram a primeira fase do torneio nos dias 6, 12 e 13 de maio. As semifinais e finais ocorrem durante a iniciativa comunitária, de 24 a 26 de maio, no Complexo Poliesportivo do Câmpus II, no Jardim Mariliza.
Ao todo, cerca de 900 alunos estarão mobilizados no evento. Serão disputadas oito modalidades: basquete, handebol, futsal, futebol society, vôlei, atletismo, natação e xadrez. Assessor de Esportes da instituição, o professor Paulo Prudente frisa que os Jogos Universitários têm mobilizado internamente o movimento esportivo da universidade. “Nossa ideia é integrar e proporcionar uma formação humana integral, tendo o esporte como instrumento”, diz.
Diretora de Esportes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Tatiana Linhares entende os Jogos como um espaço para socialização, que ainda estimula o sentimento de pertença em relação à universidade. “Os alunos aprendem a trabalhar em equipe, respeitar o adversário, aprender com as vitórias e as derrotas. Vemos os Jogos para além da competição em alto rendimento”, pondera.
A 5ª Jornada da Cidadania, promovida em parceria com a Arquidiocese de Goiânia, oferece centenas de atividades e serviços gratuitos para a população da Grande Goiânia com o objetivo de possibilitar acesso às milhares de pessoas que passam pelo Câmpus II da universidade, no Jardim Mariliza, momentos de lazer, alegria e cidadania.
Experiência
Na última edição, passaram pelo Câmpus II mais de 160 mil pessoas. A iniciativa contabilizou mais de 850 mil atendimentos. Além dos serviços, a ação comunitária é também um momento de aprendizado para os mais de 21 mil alunos da instituição. Tem sido assim desde 2005, quando o evento foi criado, na época Semana de Cultura e Cidadania, e ocorria na Área 1, no Setor Leste Universitário.