PUC promove evento gratuito e homenagem no Memorial do Cerrado

Em homenagem ao aniversário de 64 da PUC Goiás e aos 90 anos da cidade de Goiânia, o Memorial do Cerrado promoveu, na última sexta-feira, 27, um evento com programação gratuita, aberto à comunidade, comemorativo às duas datas.

Com o funcionamento a pleno vapor das oficinas de beiju e rapadura, além do tear das fiandeiras e outras atividades típicas do Memorial, foi possível desfrutar de tudo o que o espaço oferece e aprender mais sobre as origens e vivências dos povos do Cerrado e de usos e costumes de gerações anteriores que habitaram o Estado de Goiás.

A coordenadora pedagógica do ITS (Instituto do Trópico Subúmido), professora Nicali Bleyer, destacou a importância do Memorial do Cerrado como um espaço informal de aprendizagem: “Trata-se de um espaço para além da sala de aula. Aqui, o visitante aprende sobre geografia, história, biologia… a gente articula questões do Cerrado, formação do Cerrado, da terra, a história e geografia de Goiás, então, é um espaço múltiplo de aprendizagem”.

Homenagens

A Reitora da PUC Goiás, professora Olga Izilda Ronchi, manifestou satisfação por homenagear a cidade de Goiânia, que, assim como a Universidade, fez aniversário em outubro: “Para nós, é uma alegria muito grande saber que Goiânia com 26 anos, acolheu a nossa PUC Goiás, criada como a Universidade de Goiás, a primeira universidade da região Centro-Oeste. São duas histórias que se entrelaçam nesses 64 anos da PUC Goiás e é impossível pensar na PUC Goiás desenraizada da sua realidade social, do berço que a acolheu e a acolhe. Então, essa é uma homenagem da nossa instituição também ao 90º aniversário de Goiânia e à nossa querida capital”, registrou.

Representando o prefeito Rogério Cruz, o secretário Municipal de Governo, Jovair Arantes falou sobre a importância social do ITS e do Memorial do Cerrado, bem como de seus respectivos alcances: “Receber essa homenagem da PUC Goiás aqui, em nome da prefeitura, do alto dos 90 anos da cidade de Goiânia, revela que temos uma universidade que se preocupa com a vida passada, presente e futura”, afirmou.

Também prestigiaram o evento o vereador Joãozinho Guimarães, pró-reitores, professores e servidores administrativos da PUC Goiás.

Fotos: Wagmar Alves