PUC participa de seminário sobre empregabilidade

A PUC Goiás participou, nos dias 20  e 21 de setembro,  no auditório do Banco Santander, em São Paulo, do Seminário Universidade e Empregabilidade da Universia Brasil, que apresentou os resultados da pesquisa  Papel das Instituições de Ensino Superior (IES) na Empregabilidade de seus Alunos.
O evento reuniu reitores, gestores do ensino superior, educadores, jornalistas e outros profissionais. A PUC Goiás foi representada pela  mestra Ana Flávia Mori Lima Cesário Rosa, coordenadora da Estágio, Monitoria e Egressos, representou a PUC Goiás durante a programação. “Essa pesquisa é enriquecedora para nos aprofundarmos na problemática do acesso do jovem universitário às posições de emprego no Brasil e para entender as diferentes dificuldades regionais que temos nesse acesso. Essa análise é complexa e a pesquisa vem traduzir um pouco disso e fazer um estudo mais apurado deste cenário”.
O professor Oscar Hipólito, diretor geral da Laureate no Brasil, falou sobre as ações realizadas pela rede educacional em suas IES, como, por exemplo, a implementação de metas de empregabilidade de alunos para os dirigentes. Na sequência, o vice-diretor superintendente do Centro de Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, professor César Silva, compartilhou a experiência da instituição em formação profissional. “Nossa preocupação (com a empregabilidade) é suprir demandas dos mercados regionais, pressupondo que o jovem permanecerá em sua região”, contou Silva. Como exemplo, o vice-diretor citou a criação de cursos de Navegação Fluvial em Barra Bonita, quando se discutia a criação da Hidrovia Tietê-Paraná, entre outros cases.
Para finalizar a segunda parte do seminário, o professor Theunis Marinho, que atualmente trabalha como coach e mentor para jovens CEO’s, mas já atuou quase 30 anos como diretor de RH na companhia alemã Bayer, trouxe à discussão a necessidade de valorização das pessoas na organização que, segundo ele, é um fator que diferencia uma empresa da outra. Além disso, Marinho alertou para uma revolução no mercado de trabalho, que já começa a mostrar seus efeitos. “As maiores empresas de serviços de veículos e hotéis da atualidade são aplicativos (fazendo referência ao Uber e Airbnb). O home office já é uma realidade, fazendo com que você não precise mais sair de casa para ser produtivo”, exemplifica.
O perfil do entrevistado na pesquisa são estudantes universitários de todo o Brasil, com idades de 17 até mais de 40 anos, que estejam cursando o ensino superior e também egressos com até 10 anos de formação. Além disso, cerca de 60% dos entrevistados eram do sexo feminino. A base para o estudo foi o banco de currículos da Universia Brasil, que conta com mais de um milhão e meio de exemplares cadastrados.
O professor Leandro José Morilhas comandou a apresentação da primeira parte dos resultados, que contava com dados mais ligados ao perfil do entrevistado, formação e estágio. O professor Rodolfo Leandro de Faria Olivo, coordenador do curso de graduação da Faculdade FIA de Administração e Negócios (FFIA), expôs os resultados relacionados aos aspectos financeiros. (Com informações da Universia Brasil)