PUC participa de reunião com Movimento Nacional de Direitos Humanos
A coordenadora do Programa de Educação Comunitária (PEC), ligado ao Programa de Direitos Humanos (PDH) da PUC Goiás, Patrícia Marcelina Loure, participou nesta quarta-feira, 19, de reunião com os diretores do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), para discussão de projeto de monitoramento da violação de direitos humanos no contexto da Covid-19 no país. Em Goiás, será acompanhada a população em situação de rua em Goiânia.
De acordo com Patrícia, “nesta reunião foi debatida a metodologia de monitoramento. Buscou-se ainda fortalecer o processo de mobilização, articulação e atribuições dos parceiros no acompanhamento e elaboração de um documento com base nas questões legais e atuais dos moradores em situação de rua na capital, especialmente no contexto da pandemia”.
O próximo passo, segundo a coordenadora do PEC, é o trabalho de qualificação e documentação do caso de violação, definida para o monitoramento com o apoio de um formulário para preenchimento. Este formulário foi elaborado pelo MNDH Nacional, com base em instrumentos e mecanismos das Organizações das Nações Unidas (ONU) e também da Organização dos Estados Americanos (OEA). A próxima reunião do MNDH será dia 26 de agosto, próxima quarta-feira, para dar prosseguimento aos trabalhos sobre a questão da População em Situação de Rua em Goiânia.
A iniciativa de monitoramento “Direitos Humanos em Ação” foi criada com o objetivo de acompanhar as situações de violações de direitos e de medidas de retrocessos dos direitos humanos no contexto da pandemia da COVI-19 no Brasil. A ação realiza essas atuações inserida na campanha “Todas as Vidas Valem”, coordenada pelo MNDH.
(Texto: Eliani Covem/Assessoria da Proex)