PUC participa de lançamento de campanha contra violência doméstica
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria Cidadã, lançou nesta quinta-feira, 8 de março, a nova campanha publicitária em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Com o tema Não aceite flores como desculpa, a proposta incentiva a denúncia de comportamentos agressivos e o rompimento do ciclo da violência por meio de peças publicitárias e conscientização.
Na cerimônia, no Palácio das Esmeraldas, o governador Marconi Perillo assinou protocolo de intenções com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça para criar grupos reflexivos com autores de violência doméstica e familiar contra a mulher em todos os municípios de Goiás. A experiência em Goiânia tem a parceira da PUC Goiás. O objetivo é evitar a reincidência por parte de quem pratica a violência. Em dois anos, 400 agressores foram atendidos e apenas 3% voltou a praticar a violência.
O grupo torna obrigatória a participação do agressor em reuniões semanais durante três meses. “Precisamos fazer este homem refletir sobre a violência para interromper o ciclo”, afirmou Onaide Santillo. Ela ressaltou ainda que a campanha busca empoderar as mulheres para romper com o ciclo da violência com a denúncia.
Presente na cerimônia, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Milca Severino, reafirmou a parceria da PUC na busca por estratégias de combate à violência contra a mulher. “É um momento em que a sociedade reflete sobre o papel da mulher na sociedade. Temos várias pesquisas e projetos de extensão que privilegiam a atuação da mulher na geração de conhecimento, mas também na interação da mulher com a sociedade”, reafirmou ela, falando ainda das ações proativas, como os grupos, na solução deste problema.
Fotos: Wagmar Alves