PUC lança futuras instalações do Centro de Excelência em Genética e da Clínica da Saúde
A PUC Goiás realizou nesta terça-feira, 15, a solenidade de lançamento das futuras instalações do Centro de Excelência em Genética e Genômica e da Clínica de Saúde, que serão construídos com aporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), na Área 1 (Escola de Ciências Médicas e da Vida).
A cerimônia, presidida pela reitora Olga Izilda Ronchi, integrou as comemorações alusivas aos 65 anos da PUC, e também foi marcada pela assinatura do protocolo de intenções firmado entre a Fundação e a universidade para a instalação dos projetos.
De acordo com a reitora, o Centro de Excelência será o sétimo criado em Goiás e terá um papel fundamental no avanço científico e tecnológico do País. Com aporte de 15 milhões de reais da Fapeg ao longo de 5 anos, o Centro se tornará autossustentável após esse período por meio da oferta de serviços e exames na área da genética e genômica.
Com início das obras em 2025, o projeto ocupará o último pavimento do prédio que abrigava a Biblioteca Central da PUC (hoje localizada na Área 3) e oferecerá diversos serviços de genética e genômica, entre eles a criação de biobancos, biorrepositórios, monitoramento de espécies patogênicas, conservação ambiental do cerrado, capacitação de profissionais altamente qualificados e muitos outros.
“É uma área bastante complexa de pesquisa, muito abrangente, porque ela vai lidar com a genética humana, mas também com a genética animal e a genética botânica. É uma área bastante abrangente que vem somar aos esforços de qualificação do estado de Goiás na pesquisa nacional e, com certeza, em breve, vai ser referência na nossa expectativa”, almejou a profa. Olga.
Pesquisador de referência na área de genética humana com 35 anos de dedicação à PUC Goiás, o prof. Aparecido Divino da Cruz (Peixoto), destacou que o Centro de Excelência em Genética e Genômica é resultado de um trabalho coletivo de muitas mãos. Ao citar a colaboração das professoras Lysa Minasi, Mariana Telles e dos professores Alex Cruz e Leonardo Borges, na concepção e elaboração do projeto, ele pontuou que a iniciativa é a concretização do sonho da genética do estado de Goiás.
“Vamos fazer um esforço muito grande para deixar que essas ferramentas da genética estejam disponíveis para a sociedade goiana como um todo, para as pessoas que possam demandar de nossos serviços, mas mais importante ainda é que este Centro oportunizará a formação de uma rede de pesquisa em genética geral no Centro-Oeste”, enfatizou.
A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Priscila Valverde informou que o aporte da Fapeg será destinado para custeio dos materiais e bolsas para pesquisadores de todos os níveis envolvidos no projeto, da graduação ao pós-doutorado.
“Nós pretendemos ser referência no estado e no país nessas áreas, atendendo a comunidade, as empresas, o governo, e no período de cinco anos, ser sustentável”, reforçou.
Interprofissionalidade da área da saúde
Já a Clínica da Saúde tem previsão orçamentária em torno de 3 milhões e 500 mil reais para 2025, alusivos às obras de reforma e transposição das clínicas. Ela será instalada no térreo e nos dois primeiros andares do prédio e reunirá várias clínicas da PUC distribuídas em muitas áreas com a finalidade de convergir as ações de ensino, pesquisa e extensão em único lugar.
“Vamos fazer aqui um grande centro de formação e de interprofissionalidade para os estudantes de diversos cursos da área da saúde, tanto da Escola de Ciências Médicas e da Vida, como da Escola de Ciências Sociais e Saúde. Então será um diferencial muito importante na formação dos nossos estudantes”, completou a reitora.
A futura Clínica também oferecerá serviços médicos nas áreas de cardiologia, ortopedia, reumatologia, doenças crônicas, entre outras para somar aos atendimentos já realizados pelas clínicas já existentes na instituição, como relembra a pró-reitora de Graduação, Sonia Margarida Gomes Sousa.
“Nós temos na universidade a Clínica Escola Vida, que faz todo o atendimento na área de fisioterapia e reabilitação intelectual. Temos uma clínica de psicologia, de fonoaudiologia e também um Cresa, que é um centro de referência na questão auditiva. Todos os serviços precisam de uma ação multidisciplinar e de uma ação de multidisciplinas e profissões. Então, como nós formamos profissionais da enfermagem, da biomedicina, da psicologia, da nutrição, da farmácia, da medicina e um conjunto bastante expressivo de cursos, nós teremos aqui na Clínica Escola de Saúde a integração dessa formação e dessa assistência à saúde da população goiana e goianiense”, pontuou.
Missão da Fapeg
Presidente da Fapeg, Marcos Arriel destacou o simbolismo do lançamento do Centro de Excelência ocorrer em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, momento que pauta uma reflexão sobre a importância da ciência e tecnologia na vida cotidiana.
Ele também destacou que os 19 anos de existência da Fundação, que serão completados em dezembro deste ano, sempre contaram com apoio da PUC Goiás. Ao longo deste período, ele lembrou que a Fapeg fomentou diversos projetos de pesquisa, chamadas regulares de formação de recursos humanos em iniciação científica, mestrado e doutorado e após toda esta caminhada lançou uma política pública para centros de excelência.
Em discurso aos presentes, ele afirmou ser um dia histórico para a PUC e para Fundação: “a missão da Fapeg é fomentar a pesquisa para o desenvolvimento do estado e um centro de pesquisa como este contribui para a materialização da nossa missão. Começaremos o ano de 2025 com a execução deste projeto e a Fundação continua contando com a parceria da PUC assim como contou nestes 19 anos de história”, ressaltou.
A solenidade foi encerrada com um momento de reflexão e oração conduzido pelo pe. Géster Cabral, coordenador da Pastoral da Universidade. Como os projetos serão instalados em frente à Capela Nossa Senhora da Saúde, na Área 1, o padre refletiu que toda a população atendida no local contará com a intercessão mariana.
Fotos: Weslley Cruz