PUC Goiás reforça compromisso no lançamento da Campanha da Fraternidade 2025

A Campanha da Fraternidade 2025 foi lançada oficialmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tendo como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom”, inspirado no primeiro capítulo do Gênesis. O tema da campanha também celebra os 10 anos da publicação da Carta Encíclica Laudato Si’ do papa Francisco. Em Goiânia, o evento aconteceu nesta quinta-feira (6), na Paróquia São Francisco de Assis, no Setor Leste Universitário, reunindo fiéis e autoridades religiosas e civis, que também aproveitaram o momento para rezar pelo Santo Padre.
O arcebispo de Goiânia, dom João Justino, destacou a importância da campanha diante da crise socioambiental global. Segundo ele, eventos climáticos extremos, como as enchentes no Rio Grande do Sul e a seca na Amazônia no Brasil, demonstram a urgência de repensar a relação da humanidade com o meio ambiente. A proposta da campanha é promover a chamada “conversão ecológica”, incentivando mudanças de comportamento para um cuidado mais efetivo com a “casa comum” e sugere a participação popular para além da importância das ações políticas e públicas.
Durante a Campanha da Fraternidade 2025, será realizada uma coleta solidária nos dias 12 e 13 de abril, durante o Domingo de Ramos, e os recursos arrecadados serão destinados a projetos socioambientais, com foco em reciclagem e preservação ambiental. O edital para seleção das iniciativas será divulgado após a Páscoa.
A PUC Goiás participa ativamente da Campanha da Fraternidade todos os anos. Na abertura deste ano, a reitora da universidade, professora Olga Ronchi, esteve presente ao lado dos pró-reitores Daniel Barbosa e Helenisa Maria Gomes, além de professores e funcionários.
Durante todos o período, uma comissão da universidade desenvolverá ações voltadas para o tema da campanha. Na cerimônia de abertura, a instituição distribuiu mudas de plantas nativas do Cerrado e terra preparada pelo Instituto do Trópico Subúmido, incentivando o plantio e a preservação ambiental.
Outro destaque, lembrado por dom João Justino em sua fala, foi a iniciativa da PUC Goiás de distribuir copos sustentáveis para seus estudantes, reduzindo o uso de descartáveis na instituição. A ação reforça o compromisso da universidade com práticas mais sustentáveis e a conscientização da comunidade acadêmica sobre o impacto ambiental do consumo e da produção de resíduos.
A Campanha da Fraternidade 2025 convida toda a sociedade a refletir sobre sua responsabilidade na preservação do meio ambiente e no cuidado com o próximo. A PUC Goiás reafirma seu compromisso em promover essa conscientização e incentivar ações concretas que contribuam para um mundo mais sustentável.
Fotos: Wagmar Alves