Coordenadora de Gerontologia da PUC Goiás integra direção de rede internacional

Goiânia será a sede da IV International Scientific Conference of Educational Projects for Seniors (4ª Conferência Internacional de Projetos Educativos para Seniores), em outubro de 2019. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 31, no encerramento da terceira edição do evento, em Santiago de Compostela, na Espanha.

O evento é realizado anualmente pela Rede Mundial de Projetos Educativos para + 50 (RIPE +50), que também passa a ter em sua direção a coordenadora do Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás, professora Lisa Valéria Tôrres. A cada edição, o evento traz workshops, mesas-redondas, conferências, vidioconferências e comunicações em torno de uma temática focada na realidade da pessoa idosa. Para 2018, o tema trabalhado foi As novas tecnologias no centro da educação dos seniores [como são chamados, na Europa, as pessoas com mais de 50 anos]. O evento foi transmitido para vários países, pela internet.

A Rede, que foi oficializada este ano, é composta por instituições do Brasil, de Portugal, da Eslováquia e da Espanha ganhou, nesta mais recente edição, a adição de um novo membro: a Confederação de Alunos e Ex-alunos das Universidades para Maiores (Caumas) de Madri, na Espanha.

“A iniciativa da rede e sua constituição trarão importantes parcerias e projetos ao PGS da PUC Goiás, que desde março tem seu projeto de ação permanente [a Universidade Aberta à Terceira Idade, Unati] ligado à RUTIS, em Portugal”, enfatizou a professora, ao lembrar da parceria da universidade goiana com Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS).