PUC Goiás recebe novos estudantes na Calourada 2025/1

A PUC Goiás iniciou, na manhã desta terça-feira, 4 de fevereiro, a Calourada 2025/1, evento que marca a recepção dos novos estudantes da instituição. Com uma programação abrangente em todas as áreas da universidade, centenas de calouros tiveram, pela primeira vez, a experiência de estar nos câmpus como membros da comunidade acadêmica. A recepção contou com a presença da Reitoria, coordenações de cursos, professores, veteranos e representantes estudantis.

A reitora da PUC Goiás, professora Olga Izilda Ronchi, percorreu as unidades acadêmicas, dando as boas-vindas aos novos alunos e destacando a importância desse momento. “Estamos em um ano do jubileu, o Jubileu da Esperança. Eu olho para esses milhares de jovens que estão chegando hoje aqui com um olhar de muita esperança. Que eles sejam excelentes profissionais do ponto de vista acadêmico e científico, mas que também recebam uma formação humanista e integral, alinhada à missão da nossa universidade”, afirmou.

Foto: Wagmar Alves

A pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, professora Márcia de Alencar, destacou a importância do acolhimento nesse primeiro contato com a universidade. “Sabemos que, diante do desconhecido, podemos nos sentir inseguros. Nosso papel é garantir que esses jovens se sintam bem acolhidos, seguros e conscientes dos seus direitos e deveres dentro da PUC Goiás. A Calourada é esse primeiro contrato social que firmamos com eles, reafirmando que estaremos de mãos dadas nesses próximos anos”, explicou.

A pró-reitora de Graduação, professora Sônia Margarida Gomes, reforçou o papel da universidade na preparação dos estudantes não apenas como futuros profissionais, mas também como pesquisadores e cidadãos críticos. “Eles saem daqui com uma profissão e preparados para atuar no mercado, mas também com um espírito inquisidor e um compromisso com a sociedade. Para os estudantes de Medicina, por exemplo, essa jornada começa com a imersão na Região Noroeste de Goiânia, onde conhecerão a realidade da população local e poderão contribuir para a melhoria da qualidade de vida”, afirmou.

Entre os calouros presentes, Rafael Augusto de Almeida Marques, de 18 anos, ingressante no curso de Ciências da Computação, compartilhou sua empolgação. “Sempre quis estudar na área de tecnologia e escolhi a PUC Goiás pela referência do curso e por estar perto da minha família”, disse. Lailla Ferreira Napoles de Faria, 19 anos e caloura de Medicina, revelou sua ansiedade para iniciar a jornada acadêmica. “Sempre quis ser médica e estou animada para começar a parte prática do curso”, comentou. Já Amanda Meirelles Costa, 19 anos, optou pelo curso de Arquitetura após cogitar Medicina. “Estou muito curiosa para conhecer toda a infraestrutura e o que o curso tem a oferecer”, afirmou.

A programação da Calourada se estende até esta quarta-feira, 5 de fevereiro, com palestras, momentos culturais, apresentações institucionais, visitas a laboratórios e oficinas temáticas em todas as unidades acadêmicas. A recepção também inclui a participação da Pastoral Universitária, Centros Acadêmicos (CA), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Atléticas, promovendo a integração e a ambientação dos novos alunos ao universo acadêmico da PUC Goiás.

Fotos: Wagmar Alves