PUC Goiás recebe Claudia Werneck em seminário sobre comunicação e acessibilidade

A PUC Goiás e a Prefeitura de Goiânia abrem nesta terça-feira, 26, o 1º Seminário sobre Arte, Comunicação e Acessibilidade, na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da universidade. A abertura do evento será a partir das 09 horas, com a palestra Pessoa com Deficiência, Comunicação e Direitos, ministrada pela escritora e jornalista Claudia Werneck, que visita Goiânia pela primeira vez.

As inscrições podem ser realizadas aqui. A programação do seminário segue até quarta-feira, 27, com exposições e debates. Participam professores, pesquisadores e profissionais ligados às temas. O evento faz parte das comemorações do mês nacional de luta dos deficientes

Claudia é conhecida por publicar livros sobre inclusão e ser uma das referências internacionais a respeito do assunto. Ela se interessou pelo assunto quando teve que produzir uma reportagem sobre síndrome de Down. Dali em diante, a jornalista abraçou a causa e passou a trabalhar exaustivamente em prol da inclusão.

A jornalista contabiliza mais de 300 mil exemplares divididos em mais de 14 livros e também é fundadora da ONG Escola de Gente, instituição fundada em 2002 que já promoveu atividades em 17 países, 21 estados brasileiros, e mobilizou mais de 485 mil pessoas por meio de 700 fóruns e conferências, além das mais de 82 mil publicações e sete mil horas de cursos de formação para jovens.

De acordo com o secretário municipal de Direitos Humanos, Filemon Pereira, o objetivo do seminário é sensibilizar profissionais e a comunidade acadêmica sobre a temática da acessibilidade da comunicação. “A intenção é traçar estratégias que buscam minimizar as barreiras comunicacionais que geram restrições para as pessoas com deficiência em Goiânia. Diante disso, a sociedade, empresas, legisladores e a academia precisam discutir que as pessoas com deficiência também são consumidores de informação e precisam ter seus direitos de acessibilidades garantidos”, afirma.

(Com informações da prefeitura de Goiânia)