PUC Goiás recebe alvarás de regularização da Prefeitura Municipal

Na tarde da última quarta-feira, 12, foram entregues, pelas mãos do prefeito Rogério Cruz, os alvarás de regularização dos imóveis da PUC Goiás. Apelo que já tramitava desde a gestão do ex-reitor, Wolmir Amado, veio a ser atendido em evento solene no salão nobre do Paço Municipal.
Estiveram presentes na solenidade a reitora Olga Izilda Ronchi, o pró-reitor de Administração (PROAD), Daniel Rodrigues, e o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran Ribeiro; além de todos os funcionários envolvidos no projeto. Dom João Justino, arcebispo metropolitano e grão-chanceler da universidade, foi representado na ocasião pela presença do atual secretário-geral da Sociedade Goiana de Cultura (SGC), professor Wolmir Amado.
Trabalho constituído por técnicos e servidores da Prefeitura Municipal de Goiânia e da PUC, através da Comissão de Regularização Documental dos Bens e Imóveis da SGC/PUC, permitiu, depois de dois anos do seu desenvolvimento, a adequação de todas as estruturas que englobam o Campus 2 às leis urbanísticas vigentes na capital. No processo, também foram incluídos: o espaço contíguo ao Campus 5, e o prédio da SGC.
Patrícia de Faria, professora e arquiteta de serviços gerais da universidade, destacou as etapas percorridas até a conquista dos documentos. “Nós pretendemos regularizar todos os imóveis pertencentes à PUC. Resolvemos iniciar pelo Campus 2 devido a sua grande área, onde encontra-se o Centro de Convenções, um edifício de grande porte que atende toda a cidade. Nessa preocupação, procuramos trazer uma alta quantidade de benefícios para a área acadêmica. O processo começou pela gestão do professor Daniel, através de trâmites realizados frente a frente com todos os envolvidos no projeto, tantos os técnicos da prefeitura como os da PUC. Sendo ex-funcionária da prefeitura, conheço a burocracia presente no recurso, estamos lidando com ele a mais de 20 anos. É um trabalho que foi retomado a dois anos através da comissão. Por trás de todos os problemas, estávamos buscando alternativas e consensos. Agora, finalmente, nos encontramos felizes e muito agradecidos pela conquista”, afirma.
Técnico em edificações, o pró-reitor Daniel manteve diálogos constantes com a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (SEPLAN), levando todo o compromisso da universidade com as legislações municipais. “Venho falar sobre tantas coisas boas que ocorreram nesta pasta da prefeitura, com conhecimento de causa. Foi, aos poucos, desentranhando os projetos e os propiciando conclusão, que chegamos ao dia de hoje. Dessa forma, os blocos sociais e econômicos poderão render os frutos que a população merece. Todos os profissionais comprometidos com os princípios de retidão atenderam prontamente as solicitações de ajustes dos documentos e nas estruturas da universidade, a fim de adequar todas as exigências normativas e viabilizar a sua aprovação”, declara.

Comprometimento com as memórias da instituição
Fundada em 17 de outubro de 1959, a PUC Goiás sempre esteve atenta às mudanças que ocorrem na sociedade. Antes mesmo de se tornar um centro acadêmico, já existiam diversos cursos ligados à Arquidiocese, ambos em vigência há mais de dez anos. Uma universidade que cresceu abrigada nos primórdios da capital, sempre a serviço da comunidade.
Durante o quarto mandato de Íris Rezende como prefeito da capital, de 2016 a 2020, a PUC participou diretamente de duas obras realizadas na Avenida Engler, uma das principais vias da Região Sul: a sua duplicação, e a canalização das águas pluviais de 27 bairros adjacentes, canalizadas dentro do Campus 2. Tal parceria rendeu uma permuta para a instituição, em acordo bilateral feito pelo ex-prefeito e o ex-reitor, Wolmir; possibilitando a retomada do acordo pelos alvarás.
Orgulhosa por mais um feito realizado em sua gestão, a professora Olga reiterou o empenho da instituição às políticas públicas. “É um trabalho de décadas, iniciado por outros reitores que me precederam, impedidos de concluir devido às mudanças nas legislações municipais, estaduais ou federais. Logo, foi-se protelando uma solução adequada ao longo de décadas. Agora, felizmente, nós contamos com equipes efetivas e pré-determinadas, fundamentais para que chegássemos ao êxito desta tarde. Com certeza, nós temos que celebrar muito, porque isso nos dá devido estatuto legal a essas áreas da universidade, e nós temos que dar um bom exemplo no cumprimento da legislação”, disserta.
Em seu discurso, Olga dedicou mais um momento memorável na história da universidade ao Cônego Trindade, importante nome para a igreja, educação e cultura do estado. Cônego foi o responsável pela doação da área que hoje compõem o Campus 2, remontada a aproximadamente 80 anos de história.

Reconhecimento à educação
Em um diálogo pautado pela ética e o pleno exercício das funções sociais pelos agentes envolvidos na ação, todos comprometidos com a busca de soluções às entidades e a ocupação histórica dos espaços inseridos no município, que se deu a primeira audiência entre os órgãos, em maio de 2021.
Na ocasião, se estabeleceu um pacto de fortalecimento da parceria entre a PUC e a prefeitura. “Eu costumo dizer que o conhecimento eleva o nível de qualquer ser humano. Venho agradecer tudo que a PUC Goiás tem feito pela nossa cidade goiana, uma instituição reconhecida não somente aqui, mas em todo território brasileiro. Não me faltaria jamais, o prazer de colaborar com um projeto tão importante como esse, um processo que se iniciou em outra gestão, mas coube a nós terminarmos, o que me deixa muito feliz e honrado”, declara o prefeito Rogério Cruz.

Texto: Juliano Cavalcante

Fotos: Weslley Cruz