PUC Goiás realiza 8ª edição da Jornada Mundial dos Pobres

A PUC Goiás inicia, nesta quarta-feira (13), a 8ª edição da Jornada Mundial dos Pobres, evento que representa a reposta da universidade ao chamado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o acolhimento e a escuta das pessoas em situação de vulnerabilidade. Com o tema “Ouve o meu clamor” e o lema “A oração do pobre eleva-se até Deus” (cf. Sir 21, 5), a Jornada visa mobilizar a comunidade universitária para refletir sobre o cuidado com os pobres, incentivando ações solidárias e de apoio concreto aos mais necessitados.

A abertura oficial da Jornada será transmitida ao vivo pelo canal da PUC Goiás no YouTube, às 20 horas, com uma mesa-redonda sobre o tema “Dia Mundial dos Pobres: Cuidado, Cultura do Encontro e Compromisso da PUC Goiás”. Entre os conferencistas, estão Irmã Alecsandra Pina de Oliveira, o Pe. Moésio Pereira de Souza (CSSR) e Peterson Prates, com mediação do Pe. David Pereira de Jesus, coordenador do curso de Teologia da PUC Goiás. Este debate marca o início de uma série de reflexões e ações que se estenderão até o final do mês.

Durante a programação, a PUC Goiás promoverá diversas atividades voltadas para a conscientização e o apoio a comunidades em situação de vulnerabilidade. Entre as ações previstas, estão visitas às comunidades para momentos de oração e partilha, além de arrecadações de alimentos não perecíveis e itens de higiene que beneficiarão comunidades em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Haverá ainda debates sobre a cultura do encontro e a responsabilidade social da universidade, incentivando a defesa dos valores cristãos e o compromisso com a dignidade humana.

Um dos momentos mais importantes da programação será a ação social no dia 23 de novembro na comunidade Buenos Aires, em Aparecida de Goiânia. A atividade contará com o apoio de estudante de todas as Escolas da PUC Goiás, que oferecerão orientações nas áreas jurídica, de saúde, assistência social, meio ambiente e lazer. Destaque para programação especial para as crianças, com atividades recreativas, contação de histórias e ações de educação em saúde bucal para o público infantil e seus responsáveis.

Instituído em 2016 pelo Papa Francisco, o Dia Mundial dos Pobres busca ampliar a conscientização sobre a realidade da pobreza, promovendo ações que fortaleçam a compaixão e o compromisso da Igreja com os mais necessitados. No Brasil, a CNBB transformou a data em uma jornada para incentivar uma semana inteira de mobilização e acolhimento.

A PUC Goiás convida toda a comunidade acadêmica e a sociedade para se engajarem nas ações da Jornada Mundial dos Pobres, contribuindo para as doações de alimentos e itens de higiene e participando das atividades solidárias. A programação completa e as informações de participação estão disponíveis aqui.