PUC Goiás participa de Bate Papo sobre a velhice
A coordenadora do Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás, Lisa Valéria Vieira Torres, será uma das debatedoras do Bate Papo sobre o tema A velhice e suas implicações nos vários ambientes da vida, que será realizado nesta sexta-feira, 23, às 19 horas, no Centro Loyola de Goiânia. O Centro está localizado à Av. Mutirão esquina com Av. T-8, nº 2.119, Setor Marista. A outra debatedora é a fundadora da Associação dos Idosos do Brasil, Marli Fernandes de Assis.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o país é o sexto em número de idosos em 2025. A expectativa de vida tende a crescer e há possibilidade de chegar a 80 anos em 2041. O Bate Papo pretende discutir sobre as implicações que este crescimento causa nos vários âmbitos da vida.
Para Lisa Valéria, “é necessário entender conceitos como processo de envelhecimento e velhice, envelhecimento ativo e bem sucedido. Um bom caminho para que haja uma compreensão maior acerca disso, será relacionar a saúde, não só física, à capacidade funcional e ao pragmatismo social preservado!”.
A coordenadora do PGS afirma que é preciso “compreender o envelhecimento como um processo dinâmico e progressivo, constituído por diversas transformações funcionais, morfológicas e psicológicas, as quais dificultam a adequação ao meio ambiente”.
Para participar do Bate Papo é necessário fazer inscrição, a entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone: 3251-8403 e 98120-7930.
(Texto: Eliani Covem)