PUC Goiás participa das comemorações pelo Dia da Mulher

A vice-reitora da PUC Goiás, profa. Olga Ronchi, prestigiou na manhã desta quarta-feira, 8, no Palácio das Esmeraldas, a comemoração pelo Dia Internacional da Mulher. De iniciativa da Secretaria da Cidadania, o evento além de propor a discussão clássica sobre a luta pela igualdade de direitos e oportunidades, trouxe um convite para a sociedade refletir a condição feminina, a partir do respeito. O tema foi contextualizado pelo lançamento da campanha comemorativa alusiva à data, intitulada Mulher não é cabide para você pendurar seu desrespeito.

“Este dia é importante para reflexões. Nós temos a luta por igualdade e direitos, mas, diariamente, somos desrespeitadas: a cultura do estupro está ficando muito grave. Nós temos o direito de ser o que somos, ou o que queremos ser”, declarou a secretária de Cidadania, Leda Borges de Moura. Durante coletiva, a secretária socializou alguns caminhos de denúncia para mulheres que sofrem algum tipo de violência, seja por meio do Disque 180, ouvidoria, Ministério Público, delegacias, ou Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “A campanha deste ano é mais ousada neste sentido, porque ela mostra não só a luta por igualdade de direitos e oportunidades. O desrespeito não pode ser permitido”, argumentou.

A profa. Olga Ronchi, porta-voz da instituição no evento, contextualizou a participação da universidade neste momento celebrativo, juntamente às centenas de mulheres que estão sendo homenageadas pelo governo do Estado. “Temos um entendimento de que a luta pelo respeito e não violência da sociedade contra a mulher é cotidiana. Mais do que igualdade já temos um número maior de mulheres matriculadas nas universidades do Brasil, além de ser um crescimento no mundo todo. Este dia é um marco desta luta pelo respeito da condição feminina”, observou.

Na solenidade o governador de Goiás, Marconi Perillo, parabenizou as mulheres presentes e socializou dados de alguns avanços estaduais no atendimento à mulher em situação de violência: 2500 profissionais foram capacitados em 24 municípios goianos, 22 delegacias especializadas de atendimento à mulher foram instaladas; a patrulha Maria da Penha ampliada, além da contratação de equipes multiprofissionais, oficinas de beleza negra e capacitação para o mercado de trabalho.