PUC Goiás lança livro sobre Ciências Contábeis

A Escola de Direito, Negócios e Comunicação e o curso de Ciências Contábeis da PUC Goiás promoveram, no dia 17 de novembro, às 19 horas, o lançamento do livro Dimensões humanas, saberes e processos na educação superior: Ciências Contábeis na complexidade e na integralidade, no auditório da Área 2.

A obra, publicada pela Editora Dialética, foi organizada por Ana Maria Gonçalves de Sousa e teve também como coautoras e coautores Bárbarah Bruna Lemos Silva, Bárbara Freitas Machado, Beatriz Alves de Oliveira, Edna de Araújo Andrade, Elizabeth Vieira Porto Pereira, Ronivaldo Alcebíades Ferreira e Sillas do Nascimento Moreira.

A reitora da PUC Goiás, professora Olga Izilda Ronchi, prestigiou o evento e reconheceu que a obra é decorrente de grande esforço empreendido pelos autores, visto que é fruto de uma extensa pesquisa. “Trata-se do resultado de um diálogo fértil entre professores, estudantes, alunos egressos, profissionais da área e gestores e isso enriquece o projeto pedagógico do curso de Ciências Contábeis da PUC Goiás e, também por essa razão, a gente celebra com muita alegria o resultado da sistematização da pesquisa na área”, afirmou.

Coautora e organizadora do livro, a professora Ana Maria Gonçalves de Sousa explicou que para redigir e organizar a obra foram necessários quatro anos de trabalho árduo, sendo dois deles dedicados à elaboração dos instrumentos de coleta de dados e aplicação de um extenso questionário aos discentes e docentes do curso de Ciências Contábeis da PUC Goiás. “A partir disso, nós consolidamos os dados e geramos o relatório, que trouxe resultados e muitos dados instigantes e curiosos. Em virtude disso, nós decidimos transformar essa produção acadêmica em um livro, trabalhando e mostrando todo o sistema educacional contextualizado na teoria da complexidade, criada por Edgar Morin, um sociólogo que trabalha todas as dimensões do ser humano na sua formação educacional, formal e informal. Nosso livro tratou de questões políticas, sociais, marcos legais, culturais e econômicas”.

A professora afirmou também que, por meio da obra, foi possível propor uma matriz curricular para o curso de Ciências Contábeis sustentada na teoria da complexidade, já que concluiu que é possível proporcionar educação e formação completa para o profissional da contabilidade.

Coautora do livro, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Elizabeth Vieira, citou que a teoria de Morin propõe trabalhar uma vertente de desconstruir e reconstruir e que a proposta de uma nova matriz curricular para o curso poderia reforçar a sua excelência: “Quando eu penso numa reconstrução de ensino, é olhar o que já temos como um grupo de conhecimento e que isso vai contribuir com outro olhar, como uma outra forma de pensar. Saímos da zona de conforto de pensar o ensino tradicional (caneta, papel, lousa) e passamos para o agente que vai proporcionar mais ação e oferecer outras ferramentas que serão mais expressivas na formação do nosso aluno”, explicou.

Também prestigiaram o lançamento do livro a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Milca Severino; a pró-reitora de Graduação, Sonia Margarida Gomes Sousa; o vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, Henrique Ricardo Batista; familiares dos autores, professores e estudantes.

Fotos: Ana Paula Abrão