PUC Goiás inicia série de encontros de boas-vindas para bolsistas

Com o ingresso de cerca de 1.100 novos bolsistas, a PUC Goiás iniciou nesta terça-feira, 18, uma série de encontros de boas-vindas para os estudantes contemplados pelo Vestibular Social e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Ao todo, serão 12 encontros realizados em diferentes unidades acadêmicas da universidade.
O primeiro evento ocorreu na Escola de Ciências Sociais e Saúde, na Área 4, com a presença da reitora da PUC Goiás, professora Olga Izilda Ronchi. Os estudantes também foram recepcionados pelo psicólogo Valterci Vieira, coordenador da Divisão de Relacionamento e Permanência, que destacou a importância do compromisso com os programas de bolsa e a dedicação aos estudos para garantir uma trajetória acadêmica bem-sucedida.
A estudante de Fisioterapia Giovana da Costa foi uma das participantes do encontro e contou que a bolsa permitiu que ela realizasse o sonho de estudar na instituição. Contemplada com o Vestibular Social, ela compartilhou sua experiência e destacou a importância do desconto na mensalidade. “Meu sonho sempre foi estudar na PUC. Quando descobri o Vestibular Social, fiz minha inscrição e consegui. A bolsa de 50% faz toda a diferença para mim e minha família”, contou. Com o benefício, sua mensalidade passou de R$ 2.400 para R$ 1.240, o que possibilitou que ela vivesse essa nova experiência que irá mudar a realidade de toda a família, já que ela é a primeira a cursar o Ensino Superior.
Mesma realidade da caloura Clara Mariani, do curso de Fonoaudiologia, que só pôde entrar na instituição por causa da bolsa do Vestibular Social. Ela sempre sonhou com a profissão, mas só o desconto de 50% fez com que ela pudesse planejar o ingresso no curso. Ela conta que já trabalhou em um consultório da área, em Anápolis, sua cidade de origem, e que se encantou pela área. Agora, enfrenta o desafio de estudar para poder se tornar fonoaudióloga, a primeira da sua família.
Durante a acolhida, a reitora reforçou o papel da universidade na inclusão e permanência dos estudantes. “Celebramos essa conquista com eles. A continuidade dos estudos transforma não apenas a vida desses jovens, mas também de suas famílias. A PUC Goiás tem a missão de educar de forma integral, garantindo uma formação acadêmica de excelência e estimulando o exercício da cidadania”, afirmou.
O professor Valterci Vieira também ressaltou as responsabilidades dos bolsistas para a manutenção do benefício. “É fundamental que os estudantes acompanhem o cronograma acadêmico, mantenham o cadastro atualizado e cumpram os requisitos exigidos, como a aprovação em pelo menos 75% das disciplinas cursadas. A Divisão de Relacionamento e Permanência está à disposição para orientação e suporte ao longo dessa jornada”, explicou.
A série de encontros segue ao longo das próximas semanas, promovendo integração e suporte para os novos estudantes bolsistas da universidade.
Fotos: Wagmar Alves