PUC Goiás homenageia o professor Júlio Rubin com entrega do Diploma de Mérito Científico

Dentro da programação do VIII Congresso de Ciência e Tecnologia, a PUC Goiás também prestou homenagem a um de seus pesquisadores renomados, o professor Júlio César Rubin de Rubin, com a entrega do Diploma de Mérito Científico, honraria que reconhece as contribuições científicas dos pesquisadores e pesquisadoras para o desenvolvimento da ciência no Brasil e no mundo.

Veja as fotos do evento

O professor Júlio Rubin leciona nos cursos de graduação em Arqueologia e Biologia e nos Mestrados em Ciências Ambientais e Saúde e História da PUC Goiás.

Graduado em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutor em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o professor também foi diretor do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia da PUC Goiás, de 2007 a 2011 e, também, coordenador do curso de Arqueologia entre 2011 e 2014.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq, coordena o projeto de pesquisa ‘escavação do sítio arqueológico Serranópolis Goiás: novas perspectivas’, que traz uma contribuição para as discussões científicas relacionadas com a ocupação humana no Planalto Central brasileiro.

O homenageado também tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoarqueologia, atuando principalmente nos temas: gestão do patrimônio cultural e meio ambiente, arqueologia, geoarqueologia, análise e planejamento ambiental e planejamento territorial, além de ter dezenas de artigos publicados em revistas científicas e livros.

A cerimônia para a entrega da homenagem reuniu na tarde da última sexta-feira, 21, no teatro da área 4, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Milca Severino, os diretores das Escolas da PUC Goiás, a professora Maria Zaira Turchi, familiares e ex-alunos do homenageado, além de estudantes da universidade.

Ao falar sobre a relevância da homenagem e do homenageado, a professora Milca Severino destacou os 50 anos do IGPA (Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia) e afirmou que o momento é de grande importância para a comunidade acadêmica: “É um momento de júbilo. Nós reconhecemos a importância do pesquisador, do cientista, na construção do conhecimento e também na socialização do conhecimento”, explicou.

Muito emocionado com a homenagem, que contou com uma série de depoimentos e uma apresentação reproduzida por vídeo, o professor Júlio César Rubin de Rubin disse sentir-se honrado e desafiado na ocasião: “É uma honra muito grande receber essa homenagem da PUC Goiás e também um desafio porque nos vai ser cobrado muito mais nesse sentido, mas a gente está preparado. Quem faz pesquisa no Brasil está preparado para tudo, principalmente nós que dependemos muito de dados primários de campo, ou seja, a nossa produção é com arqueologia e a gente precisa das escavações, de recursos. Esse mérito científico, na verdade, é para a equipe toda porque o meu trabalho é feito em equipe”, enfatizou.

Questionado sobre a continuidade do seu trabalho, o professor foi categórico: “Eu não vou parar de trabalhar nunca. Eu só vou parar de produzir e pesquisar no dia que eu não conseguir por motivos de força maior. Eu tenho planos, projetos e estou organizando orçamentos para continuar pesquisando por mais cinco anos. Sou apaixonado pelo que eu faço. Trabalhar, investigar, fazer pesquisa, produzir não tem idade”, afirmou otimista.

Presente na solenidade, o ex-reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado, auxiliou a professora Milca Severino na entrega do diploma ao homenageado.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.