PUC Goiás homenageia atletas da 29ª edição da Caminhada Ecológica
Depois de dois anos sem a realização do evento, a Caminhada Ecológica teve neste ano de 2022 a sua 29ª edição, que ocorreu entre os dias 19 a 23 de julho. A iniciativa é decorrente de uma parceria entre a PUC Goiás e o Grupo Jaime Câmara e visa, sobretudo, a preservação do bioma do Cerrado. Hoje os 22 atletas, que participaram da última Caminhada Ecológica, foram homenageados pela PUC Goiás.
Eles foram recebidos na Reitoria da PUC Goiás pela reitora Olga Izilda Ronchi, pela pró-reitora de Extensão de Apoio Estudantil, Márcia de Alencar Santana, pelo prof. Sílvio José de Queiroz, coordenador da equipe de enfermagem da Caminhada Ecológica; pelo prof. Antônio Celso Ferreira Fonseca, coordenador-geral do evento, pela gerente de Projetos e Eventos do Grupo Jaime Câmara, Brícia Rocha, e pela prof. Milca Severino, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC.
A reitora Olga Izilda Ronchi destacou a importância da PUC como parceira no evento. “É uma parceria extremamente exitosa. A PUC é responsável por todo apoio técnico e científico na área da nutrição, fisioterapia e enfermagem. Esses três cursos têm uma participação efetiva não só durante a Caminhada, mas na preparação porque os nossos estudantes também se preparam para a Caminhada, sob a responsabilidade dos professores e os coordenadores de curso dessas áreas”, explicou. A reitora ainda destacou a participação de egressos desses cursos. “Os egressos fazem todo o planejamento da preparação física para que os atletas tenham plenas condições de vencer esse percurso e chamar a atenção para o bioma do cerrado, que mais tem sido degradado, com um avanço indiscriminado, juntamente com o pantanal, que é o berço das águas do Brasil, com o grande subterrâneo que temos”, pontuou.
Sobre o viés da educação ambiental, também abarcada pelo projeto, a reitora destacou que, no meio ambiente, o trabalho é cotidian. “A educação ambiental é um tema transversal. Eu diria para além disso: a educação deve permear a sociedade como um todo. O papa Francisco tem chamado muito a atenção sobre um pacto educativo global e um dos temas é a grave crise ambiental que o mundo atravessa. São sementes que devem ser plantadas e regradas todos os dias, por todos nós, no mundo todo”, afirmou.
Neste ano, houve recorde de participação feminina entre os atletas: dos 22 participantes, 7 eram mulheres. Dentre as atletas do sexo feminino, a contabilista Sandra Luísa Rodrigues Belchor contou realizada sobre a sua experiência na última Caminhada Ecológica. “Eu acho que o principal aprendizado da Caminhada Ecológica é entender que todos estamos unidos pela mesma causa: preservar o cerrado vivo. Durante o caminho, nós pudemos ver o quanto é necessário preservar o cerrado e que a adesão das pessoas é fundamental, quanto mais gente se unir por esse ideal, melhor. Se cada um fizer a sua parte, a gente consegue fazer muito”, refletiu.
No final da reunião, foram entregues certificados de honra ao mérito aos 22 atletas que participaram do evento neste ano. Ainda na oportunidade, a Reitora Olga Izilda Ronchi homenageou Brícia Rocha, professor Sílvio José Queiroz e professor Antônio Celso Ferreira Fonseca com o brasão da PUC Goiás. Brícia Rocha, por sua vez, entregou um troféu em homenagem à reitora.
Os atletas participantes são submetidos à seletivas e percorrem, em média, 60 km por dia (percurso total de 310km), saindo de Trindade, com paradas e ações em outras 10 cidades: Goianira, Brazabantes, Caturaí, Inhumas, Itauçu, Itaberaí, Goiás, Faina, Araguapaz até o grande destino final, que é a cidade de Aruanã.
Fotos Wagmar Alves