PUC Goiás e Universidade de Rovuma firmam convênio de cooperação internacional
A PUC Goiás firmou na tarde desta quinta-feira, 21, na Sala de Reuniões da Reitoria, o primeiro convênio de mobilidade internacional com uma instituição de ensino superior africana: a Universidade de Rovuma, situada na região norte de Moçambique. O acordo prevê o intercâmbio de discentes, docentes e funcionários, a participação em eventos científicos e ações conjuntas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.
Durante a assinatura do documento, a PUC Goiás foi representada pelo chefe de gabinete da Reitoria, prof. Lorenzo Lago (no ato também representando a reitora Olga Izilda Ronchi) e a Universidade de Rovuma pelo reitor Mário Jorge Brito dos Santos. Também prestigiaram a cerimônia, lideranças acadêmicas de ambas as instituições que apresentaram os cursos e áreas do conhecimento os quais estão vinculados, possibilidades de parceria e convites para eventos científicos futuros.
De acordo com o reitor Mário Jorge, o objetivo do convênio é explorar ao máximo as oportunidades da PUC Goiás para crescer e se consolidar como instituição de ensino superior no continente africano, que apesar de ser a mais nova da sua região é a maior em números: com 5 anos de história, a universidade africana já conta com mais de 16 mil estudantes matriculados, 70 cursos de graduação e mais de 100 docentes do seu corpo de professores possuem título de doutorado.
Como desdobramentos do convênio, a Universidade de Rovuma tem metas de criar novos cursos de pós-graduação, oferecer programas de formação continuada aos professores, conhecer a experiência da instituição goiana com a EaD e as iniciativas vinculadas ao empreendedorismo e inovação, como a Incubadora de Negócios. Nesta sexta-feira, 22, a comitiva também fará uma visita técnica em algumas áreas da PUC, entre elas, a Escola Politécnica e de Artes e a Coordenação de Educação a Distância (Cead) a fim de conhecer a infraestrutura e as iniciativas acadêmicas.
“Para nós, primeiro como universidade, é um prazer e uma grande honra poder estar aqui e juntos podermos assinar o memorando de entendimento que vai facilitar o intercâmbio entre as nossas instituições. Vai permitir que os docentes possam aproveitar a melhor formação que a PUC Goiás possa oferecer e vai permitir que possamos fazer conjuntamente as pesquisas, a publicação de artigos e de livros em revistas daqui, assim como em revistas do nosso país. Estamos bastante esperançosos para que seja o momento de uma boa relação e que vai fazer as duas instituições tirarem o melhor proveito desse processo”, declarou o reitor.
Foco na pós-graduação
Com este novo convênio, a PUC Goiás totaliza 47 parcerias de intercâmbio firmadas com instituições estrangeiras. Assessor de Relações Internacionais da universidade, o prof. Paulo Gonzaga informou que o protocolo de intenções firmado com a universidade africana é considerado um convênio guarda-chuva, já que envolverá o tripé do ensino, pesquisa e extensão, além de permitir a mobilidade de acadêmicos, professores e funcionários administrativos de ambas instituições.
“Nós recebemos muitos alunos da África, mas pelo Programa PEC-G, que é uma iniciativa do governo federal que seleciona alunos em países da África para fazer a graduação aqui. Até o presente momento, nós já recebemos cerca de 16 alunos africanos, mas sem esse convênio. Agora, essa é uma parceria da PUC com uma instituição africana, que é muito próxima da nossa cultura e temos muito a aprender com eles também. O convênio vai focar não só no ensino da pós-graduação propriamente dito, mas no intercâmbio de informações, publicações conjuntas e principalmente organização de eventos conjuntos, debates, seminários e tudo visando essa aproximação, principalmente, com a pós-graduação”, afirmou o assessor.
Segundo ele, a expectativa é que os primeiros editais de intercâmbio sejam elaborados a partir de março de 2025.
Sobre a Universidade de Rovuma
A Universidade Rovuma (UniRovuma), com sede da cidade de Nampula, foi instituída oficialmente em 2019 como uma instituição de ensino superior pública por meio do Decreto 7/2019 de 18 de fevereiro, do Conselho de Ministros.
No seu contexto de criação, a UniRovuma descende principalmente das antigas delegações da Universidade Pedagógica (UP) em Nampula, Cabo Delgado (Montepuez) e Niassa (Lichinga). Após a reforma do ensino superior promovida pelo governo de Moçambique, a UP foi descentralizada com o objetivo de proporcionar mecanismos de gestão mais eficazes às universidades públicas e, desta forma, os recursos humanos, materiais e financeiros da Universidade Pedagógica (UP-Nampula, UP-Niassa e UP-Montepuez) transitaram para a UniRovuma.
Mais informações sobre a IES podem ser conferidas neste link.
Fotos: Ana Paula Abrão