Universidade acolhe bispos auxiliares da Arquidiocese de Goiânia

Em uma cerimônia marcada pela espiritualidade, acolhimento e reafirmação da identidade católica da instituição, a PUC Goiás recebeu na tarde desta sexta-feira, 4 de abril, os novos bispos auxiliares da Arquidiocese de Goiânia, Dom Danival Milagres Coelho e Dom José Roberto dos Reis. O evento foi realizado no Plenário da Reitoria (Área 4)  com a presença de lideranças acadêmicas e administrativas da PUC Goiás, presbíteros da Arquidiocese, gestores da Cúria Metropolitana e membros da comunidade universitária.

A pró-reitora de Graduação, professora Sonia Margarida Gomes Sousa,  destacou a importância da presença dos representantes da Arquidiocese no ambiente universitário. “A presença dos senhores reforça os laços originais e de pertencimento da PUC Goiás com a Igreja Católica. O nosso vínculo contínuo é motivo de orgulho e de grande responsabilidade para todos nós”, afirmou. Em sua fala, a professora também apresentou um panorama institucional da universidade. A PUC Goiás conta atualmente com mais de 20 mil pessoas envolvidas em sua comunidade acadêmica, entre estudantes da graduação e pós-graduação, docentes e funcionários administrativos, oferece 66 cursos de graduação, sendo 44 presenciais e 22  a distância, além de 11 programas de pós-graduação stricto sensu. “Nosso espaço físico é um legado: são 430 laboratórios, 293 salas de aula, 9 auditórios, 6 clínicas escola, 2 teatros e um centro de convenções”, enumerou.

Ao se dirigir à comunidade universitária, Dom Danival expressou gratidão pela acolhida e destacou o papel da universidade na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com os valores cristãos. “A responsabilidade de sermos herdeiros desse legado é garantir que ele seja transmitido com zelo às novas gerações. Nossa presença aqui deve ser presença de esperança, testemunhas de uma fé viva e fundamentada no amor de Cristo”, afirmou. Ele também incentivou o corpo universitário a seguir a missão de educar integralmente, não apenas para diplomas, mas para a formação espiritual e humana.

Dom José Roberto dos Reis, por sua vez, relembrou sua própria história com a PUC Goiás, revelando um vínculo afetivo com a instituição desde sua juventude. “Cheguei aqui em 1996 para iniciar os estudos de Filosofia e, anos depois, recebi meu diploma de Teologia nesta universidade, das mãos de Dom Washington Cruz. Muitos professores me marcaram profundamente e contribuíram para que hoje eu possa oferecer o que sou”, declarou.

Na ocasião, ele reafirmou seu compromisso pastoral com a Arquidiocese e com a universidade: “Quero estar a serviço, com oração, dedicação e humildade, para colaborar com todos os organismos vivos desta Arquidiocese e, sem dúvida, com a PUC Goiás”.

A reitora da PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi, também expressou sua alegria pelo momento de comunhão institucional e espiritual. Ela destacou que a presença dos bispos auxiliares simboliza o compromisso sinodal da universidade com a Arquidiocese. “Estamos aqui com muita alegria, recebendo os nossos bispos auxiliares, especialmente Dom José Roberto e Dom Danival, que embora já tenham chegado há algum tempo, ainda não havíamos tido a oportunidade de uma acolhida com o conjunto dos gestores da Universidade”, afirmou.

Ela ressaltou que a solenidade reforça os vínculos históricos e pastorais entre a universidade e a Arquidiocese de Goiânia. “Estamos aqui tomando por princípio o processo de sinodalidade da PUC Goiás com a Arquidiocese, entidade importante do ponto de vista da pastoral e da evangelização. Contamos também com a alegria da presença de Dom Levi Bonatto e de Dom Washington Cruz, nosso arcebispo emérito. Eu diria: é uma tarde de muita alegria, de muita festa, de muita acolhida, com esse sentido profundo de pertencimento da PUC Goiás à Arquidiocese de Goiânia”, concluiu.

A mesa diretiva do evento foi composta pela reitora da PUC Goiás, professora Olga Izilda Ronchi; pelo arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino; pelo bispo auxiliar Dom Levi Bonatto; pelo arcebispo emérito, Dom Washington Cruz; além dos dois bispos auxiliares mencionados.

Trajetória de fé e serviço pastoral

Natural da cidade mineira de Senhora dos Remédios, Dom Danival Milagres Coelho nasceu em 4 de setembro de 1976. Iniciou sua formação religiosa no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção, em 1992, e foi ordenado sacerdote dez anos depois, em 2002. É graduado em Filosofia e Teologia pelo Seminário Maior São José, pertencente à Arquidiocese de Mariana (MG), e possui mestrado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Sua ordenação episcopal ocorreu em 6 de abril de 2024, na cidade de Barbacena (MG), assumindo a função de bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia em 24 de maio do mesmo ano.

Dom José Roberto dos Reis, por sua vez, nasceu em 22 de abril de 1977, no município goiano de São Luís de Montes Belos. Ingressou na formação dos Religiosos Passionistas em 1997, em Goiânia, enquanto cursava Filosofia. Posteriormente, concluiu também o curso de Teologia pela Universidade Católica de Goiás (hoje PUC Goiás). Sua primeira profissão religiosa aconteceu em 2000, sendo a profissão perpétua realizada três anos mais tarde. Ordenado presbítero em dezembro de 2003, recebeu a ordenação episcopal como bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia em 22 de fevereiro de 2025, em São Luís de Montes Belo, iniciando logo em seguida sua missão pastoral na capital goiana.

Fotos: Weslley Cruz